Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/63795
Título: | Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências |
Autor: | Costa, Ana Silva, Ana Cristina Soares, Ana Paula Vale, Ana Paula Aguiar, Cecília Alves, Diana Gomes, Inês Cadime, Irene Alçada, Isabel Leite, Isabel Lopes, João A. Veloso, João Moats, Louisa Mata, Lourdes Joshi, Malatesha Martins, Margarida Alves Ramalho, Margarida Silva, Mariana Lousada, Marisa Martins, Marta Moura, Octávio Sousa, Otília Treiman, Rebecca Alves, Rui A. Fernandes, Sandra Araújo, Susana Carreker, Suzanne Costa Pereira, Teresa Goucha, Tomás |
Palavras-chave: | Expressão vocal Expressão gráfica Leitura Escrita Política educacional |
Data: | 2022 |
Editora: | Fundação Belmiro de Azevedo |
Citação: | Nadalim, C. F. P. (Coord.). (2022). Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências. Fundação Belmiro de Azevedo. |
Resumo: | O que é que as ciências sabem sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita em português? Esta foi a pergunta que os editores do manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências colocaram a mais de 30 especialistas investigadores. Esta publicação sintetiza as noções fundamentais sobre a alfabetização que um professor alfabetizador moderno deve conhecer; foca a literacia emergente, isto é, aquilo que as crianças podem descobrir sobre a escrita e a leitura antes de chegarem à escola; e discute as dificuldades e as perturbações na aprendizagem da leitura e da escrita. Este manual é, por isso, uma fonte importante de atualização científica para os professores que ensinam a ler e a escrever, os professores do 1º ciclo, e para quem prepara essa aprendizagem, os educadores de infância. É também apropriado para estudantes do Ensino Superior, futuros professores, porque os coloca em contacto com um conjunto de descobertas científicas e conhecimento importantes para uma prática pedagógica fundamentada, destaca a relevância do conhecimento empírico e da sua permanente atualização e, através das sugestões pedagógicas e propostas de atividades, faz a ponte para o dia a dia na sala de aula. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/63795 |
ISBN: | 978-989-53711-0-5 |
Aparece nas colecções: | FP - Ciência Vitae |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
635b06b4371b2516171126.pdf | 15,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.