Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/63795
Título: Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências
Autor: Costa, Ana
Silva, Ana Cristina
Soares, Ana Paula
Vale, Ana Paula
Aguiar, Cecília
Alves, Diana
Gomes, Inês
Cadime, Irene
Alçada, Isabel
Leite, Isabel
Lopes, João A.
Veloso, João
Moats, Louisa
Mata, Lourdes
Joshi, Malatesha
Martins, Margarida Alves
Ramalho, Margarida
Silva, Mariana
Lousada, Marisa
Martins, Marta
Moura, Octávio
Sousa, Otília
Treiman, Rebecca
Alves, Rui A.
Fernandes, Sandra
Araújo, Susana
Carreker, Suzanne
Costa Pereira, Teresa
Goucha, Tomás
Palavras-chave: Expressão vocal
Expressão gráfica
Leitura
Escrita
Política educacional
Data: 2022
Editora: Fundação Belmiro de Azevedo
Citação: Nadalim, C. F. P. (Coord.). (2022). Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências. Fundação Belmiro de Azevedo.
Resumo: O que é que as ciências sabem sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita em português? Esta foi a pergunta que os editores do manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências colocaram a mais de 30 especialistas investigadores. Esta publicação sintetiza as noções fundamentais sobre a alfabetização que um professor alfabetizador moderno deve conhecer; foca a literacia emergente, isto é, aquilo que as crianças podem descobrir sobre a escrita e a leitura antes de chegarem à escola; e discute as dificuldades e as perturbações na aprendizagem da leitura e da escrita. Este manual é, por isso, uma fonte importante de atualização científica para os professores que ensinam a ler e a escrever, os professores do 1º ciclo, e para quem prepara essa aprendizagem, os educadores de infância. É também apropriado para estudantes do Ensino Superior, futuros professores, porque os coloca em contacto com um conjunto de descobertas científicas e conhecimento importantes para uma prática pedagógica fundamentada, destaca a relevância do conhecimento empírico e da sua permanente atualização e, através das sugestões pedagógicas e propostas de atividades, faz a ponte para o dia a dia na sala de aula.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/63795
ISBN: 978-989-53711-0-5
Aparece nas colecções:FP - Ciência Vitae

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
635b06b4371b2516171126.pdf15,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.