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Título: Estudo exploratório das percepções de estudantes universitários sobre proteção sexual
Autor: Delgado Amaro, Helena
Alvarez, Maria-João
Ferreira, Joaquim
Palavras-chave: Proteção sexual
Uso do preservativo
Barreiras e facilitadores da proteção sexual
Data: 2020
Editora: PsyAssessmentLab - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Citação: Amaro, H., Alvarez, M.-J., & Ferreira, J. A. (2020). Estudo exploratório das percepções de estudantes universitários sobre proteção sexual. Revista E-Psi, 9(1), 39-54.
Resumo: A investigação mostra que os estudantes universitários heterossexuais ainda se expõem a risco sexual, nomeadamente riscos que dizem respeito ao uso inconsistente do preservativo. Não obstante, em Portugal os estudos estão mais centrados na análise da presença/ausência de comportamentos de risco/proteção e menos nos fatores que os explicam. Foi nosso objetivo explorar as perceções de estudantes universitários portugueses sobre proteção sexual e indagar sobre as suas barreiras e facilitadores, bem como sobre diferenças de género nesta dimensão da saúde sexual. Para o efeito foram dinamizados oito grupos focais compostos por 47 estudantes (64% homens, M=21.4 anos e DP=2.9) e os dados analisados qualitativamente. Os participantes reconheceram que nos relacionamentos ocasionais o uso do preservativo é a norma, apesar de existirem inconsistências. Nos relacionamentos regulares, o uso do preservativo cessa, sendo fraca ou inexistente a comunicação sobre a decisão de deixar de o utilizar, bem como sobre o despiste de Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para informar a decisão. Além destas barreiras específicas à proteção sexual, os participantes identificaram outras, gerais, como o facto de a preocupação dos jovens ser, mais do que evitar doenças, evitar a gravidez, o consumo de álcool, o significado (negativo) atribuído ao preservativo e às ISTs. A informação e o acesso a meios de proteção sexual foram referidos como facilitadores. Barreiras e facilitadores são sobretudo de natureza social, relacional e contextual e o género é entendido como uma provável barreira à proteção sexual de homens e facilitador da proteção das mulheres. Destaca-se a importância de desenvolver programas de educação para a saúde sexual no ensino superior, adaptados às reais dificuldades/necessidades dos estudantes universitário.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/61744
ISSN: 2182-7591
Versão do Editor: https://artigos.revistaepsi.com/2020/Ano9-Volume1-Artigo3.pdf
Aparece nas colecções:FP - Artigos em Revistas Nacionais



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