Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/61483
Título: | O Português como 3ª língua - a interferência do Inglês na aprendizagem de PLE na China |
Autor: | Chen, Yun |
Orientador: | Avelar, António Manuel dos Santos |
Data de Defesa: | 14-Fev-2023 |
Resumo: | Combinado a experiência pessoal da autora ao aprender português na universidade
e a sua experiência como professora de português na Universidade de Estudos
Internacionais de Xi’an e em institutos chineses de língua estrangeira, a autora
apercebeu-se do impacto do inglês como a língua segunda na aprendizagem de PLE. O
presente trabalho discutirá a interferência do inglês no ensino de Português como
Língua Estrangeira na China nas fases diferentes, pretende-se discutir a relação
dialéctica entre a língua segunda e a língua terceira.
Tomando o corpus que se chama Learner Corpus: da investigação ao ensino de
Português Língua Estrangeira/Língua segunda, ou LeCIEPLE, elaborado pelo Centro
de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) como corpus de pesquisa, usando os
trabalhos dos estudantes chineses que participaram do curso PLE do nível A1 a B2 do
Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, a autora pretende-se garantir a consistência
das amostras recolhidas em cada etapa e selecionou aleatoriamente os artigos escritos
pelos aprendentes chineses em português como amostra da pesquisa e recolheu 9 artigos
de diferentes aprendentes em cada nível e analisou os dados.
Como aprendentes de diferentes níveis apresentam diferenças na maneira como
são interferidos pelo inglês quando se expressam em português, portanto, no presente
trabalho, a autora usará cada estágio (A1-B2) como o padrão básico de segmentação, e
apresentará um resumo de vários aspectos de desempenho de interferência, combinado
com a análise de caso e métodos de visualização como gráficos, ao fim de discutir
brevemente o fenómeno da interferência da L2 ao processo da L3, e a possibilidade de
utilização das interferências positivas do inglês (L2) no processo de ensinamento de
português como L3. Combining the author's personal experience of learning Portuguese at university and her experience as a professor of Portuguese at the Xi'an International Studies University and some Chinese foreign language institutes, the author found that, during the process of learning Portuguese, the Chinese learners will be unwittingly affected by knowledge of known languages, and this influence is mainly reflected in the impact of English as a second language on PLE learning. Thus, the present work will discuss the interference of English in the teaching of Portuguese as a Foreign Language in China at different stages; it is intended to discuss the dialectical relationship between the second language and the third language. Taking Chinese students who participated in the PLE course from levels A1 to B2 at the Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) as the object of research, the author intends to guarantee the consistency of the samples collected at each stage and randomly selected the articles written by the Chinese learners in Portuguese as a research sample and collected 9 articles from different learners at each level and analyzed the data. As learners of different levels show differences in the way they are interfered by English when they express themselves in Portuguese, therefore, in the present work, the author will use each stage (A1-B2) as the basic segmentation pattern, and will present a summary of several aspects of interference performance, combined with case analysis and visualization methods such as graphs, in order to briefly discuss the phenomenon of interference from L2 to the L3 process, and the possibility of using positive interferences from English (L2) in the process of teaching Portuguese as L3. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/61483 |
Designação: | Mestrado em Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (PLE/PL2) |
Aparece nas colecções: | FL - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulflychen_tm.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.