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dc.contributor.advisorPereira, Cristóvão de Faria Martins Valente-
dc.contributor.advisorMourato, João Morais-
dc.contributor.authorGeihs, Stephanie Charlotte-
dc.date.accessioned2023-10-09T13:22:57Z-
dc.date.available2023-10-09T13:22:57Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/59591-
dc.description.abstractSustentabilidade hoje não é apenas uma questão de recursos naturais; ao contrário, a insustentabilidade global coloca em questão o tratamento da natureza pela humanidade como mero conjunto de recursos. O projeto de transições de sustentabilidade anda necessariamente de mãos dadas com o questionamento da compreensão dominante de mundo e de si mesmo, assim como do respectivo sistema de valores que subjaz à crise ecológica atual em escala planetária. Em seus fundamentos teóricos, este trabalho fornece uma perspectiva sobre as condições culturais - ontológicas e éticas - desta crise baseando-se na Teoria Crítica e em vozes oportunas ocupadas em identificar as raízes do problema da insustentabilidade planetária. A maneira pela qual uma identidade humana normativa permanentemente se divide e se eleva sobre a natureza é interpretada como sendo baseada em uma ontologia disfuncional do instrumentalismo. Ao interrelacionar diferentes contribuições conceituais para transformar o antigo paradigma, este trabalho determina várias diretrizes para um processo de aprendizagem cultural informado pelas ciências em direção a uma nova história de interexistência, florescimento e pluriversalidade. O objetivo da abordagem do design ontológico é, então, induzir o cultivo de tal auto-reconfiguração em um contexto e escala realísticos e relevantes. Baseado em estratégias participativas e criativas de criação de lugares e no método da “arquitetura viva” (formato de árvore), este trabalho propõe uma estrutura de iniciativa chamada de O templo das árvores. Ela deve ser realizada no espaço público urbano, onde as práticas cotidianas mais comprometem a experiência da interexistência simbiótica com a rede da vida para além do humano e onde se oferece um importante contexto para discursos sobre identidade cultural. O processo d’O templo das árvores consiste essencialmente em projetar, cultivar e moldar comunitariamente um edifício vivo de árvores (templo) dentro de um jardim público, ao passo que as rotinas materiais de longo prazo implícitas neste projeto são combinadas com práticas culturais que animam o lugar em relação a uma visão compartilhada sobre como seria um templo florescente. Essas práticas também devem melhorar a interação com as árvores de forma lúdica. O contato com as árvores através da modelagem de árvores promove a consciência de sua vivacidade dinâmica e de seus belos presentes. Criar uma cultura alegre em torno do objeto comum de cuidado e criação, o templo vivo, estabelece um reconhecimento da participação da árvore neste local e no processo de construção da comunidade. Ademais, este trabalho apresenta o design e o funcionamento da ferramenta principal para a realização da estrutura delineada com um grupo inicial de participantes: o jogo de tabuleiro O templo das árvores, que serve para o engajamento na missão, para a iniciação no processo e para a organização duradoura. Ele mergulha os jogadores na situação de pretender cultivar um belo monumento para “o conhecimento da vivacidade” e permite que eles escolham um certo campo de responsabilidade (ou “personagem”). Além disso, orienta-os passo a passo desde os preparativos mais relevantes, como informações sobre a tradição e a forma das árvores, passando pela negociação de valores centrais e de uma visão cultural para o templo e, finalmente, até o planejamento e modelagem da construção e do processo do templo. A parte final do trabalho especula sobre possíveis cenários de implementação, seus processos e problemas potenciaispt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesign ecológicopt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectEspaços públicospt_PT
dc.subjectDesign ontológicopt_PT
dc.subjectÁrvorespt_PT
dc.subjectModelaçãopt_PT
dc.subjectLugarespt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectSimbiosept_PT
dc.subjectHipótese de Gaiapt_PT
dc.subjectJogo de tabuleiro do Templo da Árvorept_PT
dc.titleThe tree temple : a playful iniciative framework for creative place-making based on the tree shapingpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Design para a sustentabilidade, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2023pt_PT
dc.identifier.tid203353234pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespt_PT
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