Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/5926
Título: | Recensão Crítica a Manuel Ferraz Lorenzo (ed.). Repensar la historia de la educación. Nuevos desafios, nuevas propuestas. |
Autor: | Magalhães, Justino |
Palavras-chave: | Historia da Educação Novos desafios Novas propostas Historiadores Pedagogistas |
Data: | Jun-2007 |
Editora: | Carfax Publishing Taylor & Francis Group |
Citação: | Magalhães, Justino (2007). Manuel Ferraz Lorenzo (ed.). Repensar la historia de la educación. Nuevos desafios, nuevas propuestas. [Madrid: Biblioteca Nueva, 2005]. Paedagogica Historica, Vol. 43, nº 3, 2007, pp. 433-439 |
Resumo: | A obra colectiva Repensar la historia de la education, organizada por Manuel Ferraz Lorenzo, é constituída por 13 estudos, correspondendo a igual número de capítulos, na generalidade elaborados por investigadores e historiadores espanhóis. Estes estudos desvelam as bases teóricas, o estatuto epistémico e o campo de desenvolvimento da história da educação, uma disciplina orientadora do estudo histórico-educativo da realidade educacional e dos processos educativos, passíveis de serem repensados e recriados. Articulada com o tronco comum da história, a história da educação tem tido, nas últimas décadas, um desenvolvimento autónomo e um reforço da sua especificidade. O conjunto de estudos deste livro assinala a orientação dessa inovação e procura esboçar os contornos e os campos de definição da disciplina de história da educação, no que se articula com a história e no que o passado educacional tem de força motriz de amplo alcance, para a superação da carga de imediatez da realidade social, cultural e educativa.O livro é constituído por cinco blocos. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/5926 |
ISSN: | 0030-9230 |
Versão do Editor: | www:http://tandf.co.uk |
Aparece nas colecções: | FPCE-UOE-HEEC- Outros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manuel Ferraz Lorenzo.pdf | 100 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.