Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/59034
Título: | VOC, globalização e gostos exóticos, entre Amsterdam e Lisboa no século XVII : obras de arte no Rijksmuseum |
Autor: | Albuquerque, Elisabete Filomena Brites da Cruz Fernandes |
Orientador: | Serrão, Vítor Manuel Guimarães Veríssimo |
Data de Defesa: | 10-Jul-2023 |
Resumo: | Partindo do estudo de algumas peças seiscentistas seriadas no Rijksmuseum, aponta-se a
evidência de miscigenações artísticas cujos programas reflectem sinergias e visões globalizantes
na arte holandesa de então. Tais obras – naturezas-mortas, retratos, biombos Namban, berços
indianos, porcelanas e azulejos – são analisadas de forma comparativa, por meio de study-cases
e recorrendo também a outras peças em museus e colecções portuguesas, numa visão microartística
que, com a sua dimensão ora periférica ora transcontinental, só pode ser entendida dentro
dos conceitos de iconologia do intervalo de Aby Warburg, da transfiguração de Arthur C. Danto
ou da antropologia da arte de Hans Belting.
O denominador comum que relaciona todas estas peças reflecte a circulação de modelos,
viagens de artistas e relações globais que atingiam o seu clímax com uma Economia-Mundo antes
centrada em Lisboa e Sevilha e que, no século XVII, se desloca para Amsterdam. A Holanda
passa a destacar-se, assim, entre as sociedades absolutistas e nobiliárquicas do Antigo Regime.
Procurando novas formas de governo e equilíbrio social nas Províncias Unidas, os interesses da
nova República são contra o domínio católico dos Habsburgo. A partir da União de Utrecht
(1579), a burguesia protestante das sete províncias rebeldes liga-se a interesses independentistas
e fundem-se com objectivos comerciais através da criação de Companhias monopolistas (VOCVereeniegde
Oostindische Compagnie, e WIC-West Indische Compagnie) como forma de
afrontar os interesses da Península Ibérica. A nova República constrói-se sob a égide do
desenvolvimento comercial e da tolerância religiosa, acolhendo muitos judeus peninsulares
fugidos da Inquisição, que se tornam membros da cidade e, em alguns casos, accionistas da VOC.
A nível do governo das Províncias Unidas, os Estados Gerais estabelecem-se como órgão de
soberania, sendo o Stathouder, de forma efectiva, o Governador Geral do Estado.
O quadro cultural deste século de ouro holandês explica-se também pelo desenvolvimento de
uma economia monetária e especulativa, de que é exemplo a bolha da Tulipomania (1636-1637).
Em Amsterdam, o papel da Bolsa (1602) e do Wisselbank (1609), considerado o primeiro banco
central do Mundo, prova a modernidade destas práticas. A jurisprudência e o Direito internacional
servem os interesses económicos por meio dos escritos do jurista Hugo Grotius (1609), que
legitima a liberdade dos mares contra Tordesilhas, pois as pretensões hegemónicas e
transoceânicas da República contrariavam direitos históricos de portugueses e espanhóis.
Salientam-se duas figuras cujas acções contribuíram para o domínio da República: Jan Huyghens
van Linschoten, autor do Itinerario (1596), e Jan Pieterszoon Coen, fundador de Batávia, sede da
VOC no Oriente, epítome do expansionismo holandês na Ásia.
Para perceber as obras artísticas em apreço, analisamos melhor a expansão da VOC, a sua
estrutura organizacional de Companhia-Estado que rivaliza directamente com os portugueses,
tanto na Ásia como na sua relação com o Bakufu do Japão. Por outro lado, a WIC cobiçava, no
espaço atlântico, as riquezas brasileiras, resultando numa ocupação holandesa deste território, denominado Nieuw Holland, contra a qual a diplomacia portuguesa, e o Pe António Vieira, entre
outros, sempre combateram.
O desenvolvimento desta Economia-Mundo centrada em Amsterdam, facilitada pelo dinâmico
sector naval das Províncias, levou ao crescimento de inúmeros conflitos militares, crescimento de
rotas comerciais, locais e transatlânticas e o desenvolvimento de gostos exóticos, resultantes de
um fascínio pela Ásia. Também os encontros de culturas, e as formas transmigradas daí
resultantes, são provindas das inúmeras viagens, aliadas a uma intensa circulação de produtos de
luxo e de consumos artísticos, surgindo códigos de vestir próprios. A nível artístico, se as
províncias católicas do Sul (Frandres) dominadas pela Espanha acolhem bem o Barroco e as
directivas de Trento, nas províncias rebeldes do Norte, protestantes, dominadas pela Holanda,
verificam-se surtos de iconoclastia, rapidamente ultrapassados por uma produção artística
maioritariamente laica, com temas clacissizantes, de influência italiana, mantendo-se a tradição
holandesa da natureza-morta, do retrato, da alegoria moral e da paisagem, imbuídas agora de
exotismos provenientes das viagens ao Oriente e da circulação de artigos de luxo nos mercados
dos Países-Baixos. Trata-se eminentemente de uma cultura visual, produto de uma sociedade rica
e empreendedora, que valoriza a actividade comercial e o lucro, cheia de alegria de viver,
apreciadora de luxos e confortos domésticos, das artes, pinturas, flores e jardins, formas de fruição
e símbolos de estatuto social e comercial. From our studies on some 17th century pieces serialized in the Rijksmuseum, we have pointed evidences of artistic miscegenations whose programs reflected the synergies and globalizing visions of Dutch art at the time. Such works -- still lifes, portraits, Namban screens, Indian cradles, porcelain and tiles – are analyzed in a comparative way, through study-cases and also using other pieces in portuguese museums and collections, in a micro-artistic vision that, with its sometimes peripheral, sometimes transcontinental dimension, can only be understood within the concepts of Aby Warbur´s iconology of the interval, Arthur C. Danto´s transfiguration or the anthropology of art by Hans Belting. The common denominator that connects all these pieces reflects the circulation of models, the travels of artists and the global relations that reached their climax with a World-Economy previously centered in Lisbon and Seville and that, in the 17th century, moved to Amsterdam. Holland stands out among the absolutist and noble societies of the Ancient Regime. Looking for new forms of government and social balance, in the United Provinces, the interests of the new Republic fight against the Catholic domain of the Habsburgs. From the Utrecht Union in 1579 on, the Protestant bourgeoisie of the seven rebellious provinces linked to independence interests and merged with commercial objectives, with the creation of monopoly companies (VOCVereeniegde Oostindische Compagnie, and WIC-West Indische Compagnie) as a way of confronting the interests of the Iberian Peninsula. The new Republic was built under the aegis of commercial development and religious tolerance, welcoming many peninsular Jews fleeing the Inquisition, who became members of the city and, in some cases, shareholders of the VOC. At the level of the government of the United Provinces, the General States established themselfs as a sovereign organ, with the Stathouder, effectively, the General Governor of the State. The cultural framework of this Dutch golden age can also be explained by the development of a monetary and speculative economy, as exemplified by the Tulipomania bubble (1636-1637). In Amsterdam, the role of the Stock Market (1602) and the Wisselbank (1609), considered the first central bank in the world, prove the modernity of these practices. Jurisprudence and international law serve economic interests through the writings of the jurist Hugo Grotius (1609) who legitimizes the freedom of the seas against Tordesilhas, as the hegemonic and transoceanic pretensions of the Republic contradicted the historical rights of the Portuguese and Spanish. Two figures have also stand out whose actions contributed to the dominance of the Republic: Jan Huyghens van Linschoten, author of the Itinerario (1596), and Jan Pieterszoon Coen, founder of Batavia, headquarters of the VOC in the East, epitome of Dutch expansionism in Asia. To understand the artistic works in question, we have analyzed better the VOC’s expansion, its organizational structure as a State-Company that directly confronts the portuguese, both in Asia and in the Bakufu of Japan. On the other hand, the WIC coveted, in the Atlantic space, the Brazilian riches, resulting in a Dutch occupation of this territory, called Nieuw Holland, in which the Portuguese diplomacy, and Fr António Vieira, among others, always fought. The development of this World-Economy centered in Amsterdam, facilitated by the provinces’ dynamic naval sector, led to the growth of numerous military conflicts, growth of trade routes, both local and transatlantic, and the development of exotic tastes, resulting from a fascination with Asia. Also, the cultural encounters, and the resulting transmigrated forms, come also from the countless journeys, allied to an intense circulation of luxury products and artistic consumption, giving rise to quite specific dress codes. On an artistic level, if the Catholic provinces of the South (Frandres) dominated by Spain welcome the Baroque and the directives of Trent, in the rebellious provinces of the North, Protestants, dominated by Holland, there are outbreaks of iconoclasm, quickly overcomed by an artistic production mostly secular, with classical themes of Italian influence, maintaining the Dutch tradition of still life, portraits, moral allegory and landscape, now imbued with exoticisms derived from trips to the East and the circulation of luxury items in the Netherlands markets Eminently a visual culture, product of a rich and enterprising society, which values commercial activity and profit, full of joy in life, appreciative of luxuries and domestic comforts, of arts, paintings, flowers and gardens, forms of fruition and symbols of social and commercial status. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/59034 |
Designação: | Doutoramento em História da Arte, na especialidade de História da Arte |
Aparece nas colecções: | FL - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulflefbcfalbuquerque_td.pdf | 171,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.