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http://hdl.handle.net/10451/58261
Título: | Intervenção de enfermagem de saúde infantil com famílias maltratantes : o processo emocional vivido pelos enfermeiros |
Autor: | Rosa, Maria da Luz |
Orientador: | Diogo, Paula Manuela Jorge Barros, Maria Luísa Torres Queirós de |
Palavras-chave: | Enfermagem pediátrica Pais Maus-tratos infantis Relações interpessoais Emoções Pediatric nursing Parents Child Abuse Interpersonal Relations Emotions |
Data de Defesa: | Mar-2023 |
Resumo: | Cuidar de crianças vítimas de maus-tratos e da sua família implica uma multiplicidade de desafios para os enfermeiros e entre eles a gestão emocional. Os enfermeiros precisam gerir sentimentos ambivalentes para protegerem a criança (maltratada) e simultaneamente, apoiarem os pais (maltratantes). Na literatura tem sido reconhecida a importância da gestão emocional dos enfermeiros para evitar que as emoções experienciadas tenham implicações negativas ao nível da qualidade dos cuidados, bem como no seu bem-estar e equilíbrio emocional. Este estudo pretende dar resposta à seguinte questão de investigação: Como é que os enfermeiros de saúde infantil gerem a sua emocionalidade nos encontros com os pais maltratantes? Foram definidos os seguintes objetivos: 1) Caracterizar o acompanhamento dos pais que maltratam os filhos, pelos enfermeiros de cuidados de saúde primários; 2) Analisar o que os enfermeiros experienciam emocionalmente nos encontros com os pais maltratantes; 3) Compreender o processo de gestão emocional dos enfermeiros na interação de cuidados com os pais maltratantes.
Este estudo situa-se no paradigma naturalista, ancorado no método de Grounded Theory, de abordagem predominantemente indutiva. Quanto aos instrumentos de colheita de dados, foi efetuada a observação de 14 consultas de enfermagem de saúde infantil, realizadas 13 entrevistas semiestruturadas e foram efetuados dois focus group com 10 enfermeiros. As ferramentas analíticas são decorrentes das etapas desta metodologia de investigação, com recurso ao software informático de análise de conteúdo NVivo 12.
Os achados revelaram que o processo emocional dos enfermeiros nos encontros com pais maltratantes na consulta de saúde infantil caracteriza-se por cinco categorias major, nomeadamente: 1) Impacto emocional nos primeiros encontros com a criança maltratada/pais maltratantes, 2) Situação emocional limite que compromete a relação terapêutica, 3) Relação de proximidade com fins terapêuticos, 4) Desafios emocionais promotores da aprendizagem experiencial e 5) Desenvolvimento de estratégias de gestão emocional para cuidar. Estas cinco categorias conduzem a um “Processo emocional adaptativo e resiliente dos enfermeiros por via da aprendizagem experiencial na consulta de saúde infantil”, no acompanhamento da criança maltratada e famílias maltratantes. Caring for abused children and their families involves a multiplicity of challenges for nurses, including emotional management. Nurses need to manage ambivalent feelings to protect the child mistreated and in simultaneous supporting the mistreating parents. The literature highlighted the importance of nurses´ emotional management to prevent the emotions experienced from having negative implications for the quality of care, as well as in their well-being and emotional balance. This study purposes to answer the following research question: How do child health nurses manage their emotionality in encounters with abusive parents? The following aims were defined: 1) To characterize the monitoring of parents who mistreat their children, by nurses of primary health care; 2) To analyze what nurses experience emotionally in encounters with abusive parents; 3) To understand the emotional management process of nurses in the interaction of care with abusive parents. This study is based on the naturalist paradigm, anchored in the Grounded Theory method, with a predominantly inductive approach. Regarding the data collection instruments, fourteen child health nursing appointments were observed, thirteen semi-structured interviews were carried out and two focus groups were carried out with ten nurses. The analytical tools are derived from the steps of this research methodology, using the Nvivo 12 content analysis software. The findings revealed that the nurses' emotional process in the encounters with abusive parents in the child health consultation is characterized by five major categories, namely: 1) Emotional impact in the first encounters with the abused child/abusive parents, 2) Limit emotional situation that compromises the therapeutic relationship, 3) Close relationship with therapeutic purposes, 4) Emotional challenges that promote experiential learning 5) Development of emotional management strategies for caring. These five categories lead to an “adaptive and resilient emotional process of nurses through experiential learning in the child health appointment”, in the monitoring of abused children and mistreating families |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/58261 |
Designação: | Tese de doutoramento, Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2023 |
Aparece nas colecções: | REIT - Teses de Doutoramento (Enfermagem) |
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