Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/58185
Título: Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na Gestão da Água: o caso do aproveitamento hidroagrícola do caia
Autor: Oliveira, Pedro
Perdigão, António
Morgado, Paulo
Rocha, Jorge
Palavras-chave: Aproveitamento hidroagrícola
Gestão de recursos
Água
Sistemas de Informação Geográfica
Detecção remota
Data: 2001
Editora: Associação Portuguesa de Geógrafos
Citação: Oliveira, P., Perdigão, A., Morgado, P., & Rocha, J. (2001). Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na gestão da água: o caso do aproveitamento hidroagrícola do Caia. Actas do IV congresso da Geografia Portuguesa, Associação Portuguesa de Geógrafos.
Resumo: A agricultura de regadio encontra-se em grande expansão dentro do sector agrícola Português. O aumento da eficiência da utilização deste recurso passa pela melhoria do acompanhamento da utilização da água a vários níveis entre os quais, os Aproveitamentos Hidroagrícolas. O elevado volume de informação disponível neste sector carece de um sistema de gestão de dados espaciais a nível local e regional. Foi desenvolvido o Sistema de Informação Geográfica do Aproveitamento Hidroagrícola do Caia (SIGAHC), inserido no âmbito do programa INTERREG II C (Ordenamento do Território e Luta contra a Seca), medida 2 – Reforço e optimização do uso da Água na Agricultura, de forma a dotar a Associação de Regantes do Caia de uma ferramenta de análise para o apoio à gestão. O SIGAHC tem por objectivo monitorizar a evolução das culturas no perímetro de rega, a tecnologia de rega aplicada e o consumo de água associado, através da realização de análises de consumo em função do tipo de solo, cultura e área. O recurso às técnicas de Detecção Remota permite validar as culturas regadas realizadas no perímetro, nas áreas excluídas, nas áreas fora do perímetro (regantes a título precário) e na zona da albufeira. A interligação entre o SIGAHC e um Sistema de Gestão de Base de Dados (SGBD) é fundamental para que se possa fazer um acompanhamento do perímetro de rega ao nível da parcela cultural, mantendo constantemente a informação cartográfica e tabular actualizada. O conhecimento espacial e temporal da utilização dos recursos: água e solo, ao nível da parcela cultural, faz do SIGAHC, juntamente com o SGBD, uma ferramenta de controlo para a gestão do perímetro de rega.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/58185
Aparece nas colecções:IGOT - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
sig.pdf2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.