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Título: Modificação dos comportamentos, atitudes e estado de saúde oral dos estudantes da FMDUL ao longo do seupercurso académico
Autor: Areias, Sílvia Adriana Galante
Orientador: Borralho, Alexandra Mateus Flores Mendes
Bernardo, Mário Filipe Cardoso de Matos
Palavras-chave: Teses de mestrado - 2022
Saúde Oral
Data de Defesa: 27-Jul-2022
Resumo: Este estudo pretendeu: 1) Analisar a evolução das atitudes, comportamentos e estado de saúde oral dos estudantes da FMDUL ao longo do seu percurso académico; 2) Verificar se existem diferenças entre os cursos na evolução destes indicadores; 3) Relacionar as atitudes e os comportamentos (HUDBI) com o estado de saúde oral dos estudantes. A população-alvo foi constituída pelos estudantes da FMDUL dos cursos de Prótese Dentária (PD), Higiene Oral (HO) e Medicina Dentária (MD). Os dados utilizados foram recolhidos por um questionário sobre as atitudes e comportamentos de saúde oral, o Hiroshima University Dental Behavioural Inventory (HUDBI) e por um exame intraoral para o estudo de cárie (CPOD), do nível de higiene oral (IHO-S) e da inflamação gengival (IPC). Estes procedimentos foram aplicados no 1.º ano e no 3.º ano dos cursos e, no caso do curso de MD, também no 5.º ano. Foi realizada a estatística descritiva e inferencial, sendo utilizados os testes de MannWhitney, Kruskal-Wallis, Friedman, McNemar, Q de Cochran e correlação de Spearman (α = 0,05). Os estudantes de MD (p=0,004) e de HO (p=0,007) aumentaram significativamente os seus valores de HUDBI. Apenas os estudantes de HO melhoraram o IHO-S ao longo do seu percurso académico (p=0,016). Foi também verificado um aumento significativo do CPOD nos cursos de PD e de MD (p<0,001). O IPC demonstrou uma melhoria significativa em todos os cursos. De um modo geral verificou-se uma evolução positiva em relação aos vários indicadores de saúde oral. No entanto, os estudantes de PD revelaram uma melhoria menos evidente comparativamente aos estudantes de HO e MD.
This study aimed to: 1) Analyze the evolution of attitudes, behaviors and oral health status of FMDUL students during their academic formation; 2) Verify if there are differences between courses in the oral health indicators; 3) Relate attitudes and behaviors (HUDBI) with the students' oral health status. The target population consisted of FMDUL students from Dental Prosthodontics (PD), Oral Hygiene (HO) and Dental Medicine (MD) courses. The data were collected by a questionnaire about oral health attitudes and behaviors and that included the Hiroshima University Dental Behavioral Inventory (HUDBI); and by an intraoral examination for the study of caries (DMFT), the level of oral hygiene (OHI-S) and gingival inflammation (CPI). These procedures were applied in the 1st and 3rd year of the courses and, in the case of MD course, also in the 5th year. Descriptive and inferential statistics were performed, using the MannWhitney, Kruskal-Wallis, Friedman, McNemar, Cochran Q and Spearman correlation tests (α = 0.05). MD (p=0.004) and HO (p=0.007) students significantly increased their HUDBI scores. Only HO students improved the OHI-S during their academic formation (p=0.016). There was also a significant increase in DMFT in PD and MD courses (p<0.001). The CPI demonstrated a significant improvement in all courses. In general, there was a positive evolution in the several oral health indicators. However, PD students showed less evident improvement compared to HO and MD students.
URI: http://hdl.handle.net/10451/55850
Designação: Mestrado Integrado em Medicina Dentária
Aparece nas colecções:FMD - Dissertações de Mestrado

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