Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/5528
Título: | Avaliação, aprendizagens e currículo: Para uma articulação entre investigação, formação e práticas |
Autor: | Fernandes, Domingos |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Desenvolvimento curricular Aprendizagens Currículo Formação de professores Investigação em educação Avaliação das aprendizagens Avaliação para as aprendizagens Práticas de avaliação Práticas de ensino |
Data: | 2006 |
Editora: | Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
Citação: | Fernandes, D. (2006). Avaliação, aprendizagens e currículo: Para uma articulação entre investigação, formação e práticas. In Raquel Barbosa (Org.), Formação de educadores: Artes e técnicas – Ciências e políticas, pp. 15-36. São Paulo: Editora UNESP. |
Resumo: | Neste capítulo, a avaliação e o seu lugar e papel nos processos de educação e de formação, acaba por constituir, num certo sentido, um pretexto para que se discutam, analisem, ou simplesmente sinalizem, questões relacionadas com a aprendizagem, a formação de professores, a investigação e as práticas escolares. No entanto, dir-se-ia que, apesar de não constituir o foco deste trabalho, a aprendizagem acaba por estar no centro de todas as considerações e discussões que se fazem a propósito da avaliação porque esta só verdadeiramente existe e faz sentido em função daquela. Por outro lado, as elaborações que se fazem relativamente à democratização dos sistemas educativos, ao desenvolvimento curricular, à formação de professores ou à articulação entre formação, investigação e práticas têm também subjacente a centralidade das aprendizagens em qualquer destes processos. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/5528 |
ISBN: | 8571397023 |
Aparece nas colecções: | FPCE-UOE-DCAETE- Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação, aprendizagens e currículo- Para uma articulação entre investigação, formação e práticas.pdf | 224,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.