Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/54954
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.title25 anos do Programa TEIP em Portugalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/25-anos-do-programa-teip-em-portugal-
dc.contributor.authorCosta, Estela-
dc.contributor.authorAlmeida, Marta-
dc.date.accessioned2022-11-04T13:06:28Z-
dc.date.available2022-11-04T13:06:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCosta, E., & Almeida, M. M. (Coords.). (2022). 25 anos do Programa TEIP em Portugal. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-67-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/54954-
dc.description.abstractEsta publicação resulta de uma solicitação da Direção-Geral da Educação (DGE) e visa sinalizar os 25 anos do Programa ‘Territórios Educativos de Intervenção Prioritária’ (TEIP), desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o propósito de melhorar a qualidade das aprendizagens, prevenir e reduzir o abandono precoce, o absentismo e a indisciplina, em espaços educativos formais frequentados por populações socialmente vulneráveis. Assumindo o formato de e-Book interativo, este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) que atuam como peritos no acompanhamento de escolas TEIP integradas na Redescola do IE-ULisboa, a quem coube aleatoriamente estudar os casos selecionados. Os estudos de caso que aqui se apresentam dão eco a experiências bem-sucedidas, pretendendo-se que sejam ilustrativos do trabalho desenvolvido nas 136 escolas TEIP atualmente existentes em Portugal, no quadro do TEIP3. Os estudos de caso (Capítulos 3 a 12) basearam-se em análise de documentos internos das escolas (e.g., Planos de Melhoria, Projeto Educativo, Relatórios Semestrais, Fichas de Medidas) e documentação proveniente do acervo cedido pela DGE. Foi também reunida informação mais aprofundada sobre as ações que as escolas identificaram como sendo de sucesso, a qual foi objeto de sistematização através de um instrumento criado pela equipa (Ficha de Medida). Complementarmente, procedeu-se à realização de entrevistas focus group, em que participaram atores diversificados de cada escola (membros dos órgãos de gestão, elementos da equipa TEIP, professores e alunos). Uma vez realizada a coleta de dados e efetivada a análise, procedeu-se à elaboração de ‘Guiões de filmagens’ que foram orientadores do trabalho de recolha de testemunhos vídeo-gravados que integram esta publicação. Para além dos 10 casos analisados, o e-Book contém uma contextualização teórica e conceptual do Programa TEIP (Capítulo 1), e apresenta de modo conciso o funcionamento do Programa, bem como o seu modo de organização e de operacionalização (Capítulo 2). O e-Book termina com um capítulo conclusivo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPolíticas de discriminação positivapt_PT
dc.subjectTerritórios Educativos de Intervenção Prioritária - TEIPpt_PT
dc.subjectMelhoria de escolapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectEquidadept_PT
dc.title25 anos do Programa TEIP em Portugalpt_PT
dc.typebookpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
e-book_REDESCOLA_2022.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.