Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/54644
Título: Insucesso escolar numa perspectiva de género – A Perceção dos alunos
Autor: Cavaco, Carmen
Fonseca Paulos, Catarina Isabel
Alves, Natália
Guimarães, Paula
Feliciano, Paulo
Palavras-chave: Insucesso escolar
Género
Alunos
Data: 2022
Editora: CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
Citação: Cavaco, C., Paulos, C., Alves, N., Guimarães, P., & Paulo, F. (2022). Insucesso escolar numa perspectiva de género – A Perceção dos alunos. Educação & Sociedade, 43, e241548. https://doi.org/10.1590/es.241548
Resumo: O texto problematiza o insucesso escolar numa perspectiva de género, a partir da perceção de alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal. A análise resulta de uma investigação cujos dados empíricos foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e de grupos focais. As estatísticas oficiais revelam uma taxa de insucesso escolar maior entre os rapazes, por comparação às raparigas. Todavia, os alunos não refletem, no seu quotidiano, sobre esse fenómeno e naturalizam-no com base em estereótipos de género. A construção de género ocorre em todos os tempos e espaços, incluindo a escola, porém, para os alunos envolvidos nesta pesquisa, o género é construído, sobretudo, no contexto familiar.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/54644
DOI: 10.1590/es.241548
Versão do Editor: https://old.scielo.br/pdf/es/v43/1678-4626-es-43-e241548.pdf
Aparece nas colecções:IE - GIFA - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022_Educaçao & Sociedade_CC et all..pdf199,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.