Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/53337
Título: Caracterização das atitudes dos jovens face a si próprios, idade e sexo
Autor: Martins, Maria
Veiga, Feliciano Henriques
Palavras-chave: Atitudes face a si próprios
Autoconceito
Idade
Sexo
Data: 2019
Citação: Martins, M. C., & Veiga, F. H. (2019). Caracterização das atitudes dos jovens face a si próprios, idade e sexo. In Atas do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Ciências, Culturas e Cidadanias (pp. 574-585). Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Resumo: A investigação das atitudes face a si próprio tem-se intensificado na área da psicologia educacional, pela relação que tem com o desenvolvimento da personalidade e o bem-estar geral dos adolescentes. Na presente investigação pretendeu-se caracterizar as atitudes dos jovens face a si próprios e conhecer como se diferenciam em função da idade e do sexo. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, com uma amostra constituída por 1281 jovens estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 18 anos, que frequentavam o 7.º, 9.º e 11.º ano de escolaridade, no interior do país (Bragança) e no litoral (Caldas da Rainha). Procedeu-se à aplicação do inquérito por questionário “Autoconcepto Forma 5” (AF5) (García & Musitu, 2014), com respostas estruturadas em seis níveis, pretendendo captar as perceções, pensamentos e sentimentos dos jovens. No estudo das qualidades psicométricas da escala, determinou-se a consistência interna e foram realizadas análises fatoriais, tendo-se encontrado uma estrutura multifatorial, com boas qualidades psicométricas. Os resultados mostraram um elevado número de alunos com baixas atitudes, nas diferentes dimensões (entre 37.6% e 51.4%), o que apela ao papel da escola na necessidade de uma intervenção psicossocial junto de tais alunos. Encontraram-se ainda, conforme esperado, relações estatisticamente significativas entre as atitudes face a si próprio e cada uma das variáveis idade e sexo, na generalidade das dimensões das atitudes, apresentando-se os resultados favoráveis aos alunos mais jovens e aos sujeitos do sexo masculino. Implicações para a educação de jovens serão apresentadas, valorizando o papel dos professores e da escola.
Descrição: Congresso realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, nos dias 11, 12 e 13 de Outubro de 2018
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/53337
ISSN: 978-989-99775-5-6
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

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