Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/53303
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage59pt_PT
degois.publication.issue14pt_PT
degois.publication.lastPage68pt_PT
degois.publication.titleMilleniumpt_PT
dc.contributor.authorSilva, Cláudia-
dc.contributor.authorVeiga, Feliciano Henriques-
dc.contributor.authorSilva Pinto, Élia-
dc.contributor.authorFerreira, Isabel-
dc.date.accessioned2022-06-07T10:26:13Z-
dc.date.available2022-06-07T10:26:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSilva, C. R., Veiga, F. H., Pinto, É. S., & Ferreira, I. (2021). Retention in school: Could student’s affective engagement play an essential role in its prevention? Millenium, 2(14), 59-68. https://doi.org/10.29352/mill0214.20277pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/53303-
dc.description.abstractIntrodução: A retenção escolar em Portugal assume valores preocupantes. A análise ao indicador "Percursos Diretos de Sucesso", criado pelo Ministério da Educação, permite perceber que a maioria dos alunos que deveria ter terminado o 3.º ciclo ou o ensino secundário em 2019 não o conseguiu fazer sem reprovar um ano ou ter negativa em, pelo menos, um dos exames nacionais: num universo de456.368 estudantes, apenas 201.937 (44%) tiveram o chamado “percurso direto de sucesso”. (Fonte: http://infoescolas.mec.pt/ 02/2019) Objetivos: O objetivo do presente estudo foi averiguar se os alunos que reprovaram de ano foram os que revelaram no inicio do ano letivo menos envolvimento afetivo na escola quando comparados com os alunos que transitaram de ano Métodos: A amostra é constituída por 330 alunos do 10º ano de uma escola secundária do distrito de Lisboa. Para a recolha dos dados foi utilizada a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D), elaborada por Veiga (2013, 2014, 2016), que foi passada no final do primeiro período. Resultados: encontraram-se diferenças significativas entre os dois grupos em todos os itens da dimensão afetiva, tendo o grupo que reprovou piores resultados. Conclusões: conclui-se assim que o envolvimento afetivo dos alunos na escola é importante para o sucesso académico e que aescola deve promover estratégias para promover esse envolvimento no sentido de proporcionar bem-estar aos alunos e prevenira retenção escolar.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnvolvimento afetivo dos alunos na escolapt_PT
dc.subjectRetenção escolarpt_PT
dc.subjectSucesso académicopt_PT
dc.titleRetenção escolar: pode o envolvimento afetivo dos alunos com escola contribuir para a sua prevenção?pt_PT
dc.title.alternativeRetention in school: Could student’s affective engagement play an essential role in its prevention?pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume2pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29352/mill0214.20277pt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dialnet-RetencaoEscolar-7755107.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.