Arquivo Histórico e Património Museológico (FM-AHPM) : [76] Página principal da comunidade

Área de Biblioteca e Informação

A Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa teve as suas origens no início do Seculo XIX, na Livraria Cirúrgica da Escola de Cirurgia, localizada no Hospital de S. José, antecedendo a criação da Real Escola de Cirurgia, em 1825 . Os ajudantes e praticantes matriculados nas aulas de Anatomia e Cirurgia terão pedido ao Príncipe Regente D. João a criação de uma biblioteca de medicina, onde pudessem consultar as obras essenciais à boa prossecução dos seus estudos. Falamos de autores como Santucci, Cullen, Dufau, Soares Franco, Sant’ana e outros.

A partir de 1834, na sequência da vaga liberal que conduz à extinção de conventos e mosteiros, transitam para a Biblioteca da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa parte dos livros de Medicina contidos nos seus valiosos espólios daquelas instituições.

Em 1845, a Biblioteca é ainda enriquecida com o legado do médico bibliófilo Simão José Fernandes (cerca de 4 000 livros).

A partir de 1906, a Biblioteca é transferida para um novo edifício construído no Campo dos Mártires da Pátria para a Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa (a partir da Reforma Administrativa de 1911 designada Faculdade de Medicina de Lisboa).

Em 1954, a Biblioteca é de novo transferida para o edifício do Hospital Universitário de Santa Maria, onde permanece até hoje.

Orgulhosa do seu passado, mas de olhos postos no futuro, a Biblioteca-CDI pretende contribuir para o incremento da qualidade e competitividade do ensino/aprendizagem e investigação, alinhando a sua estratégia de actuação com os objetivos definidos para a FMUL e de acordo com os níveis de excelência e qualidade promovidos pela Universidade de Lisboa.

A Área de Biblioteca e Informação integra três unidades:

• Unidade de Biblioteconomia Arquivo Histórico e Património Museológico

• Unidade de Difusão da Informação e Biblioteca Digital

• Unidade de Apoio ao Ensino e Investigação

Visão

Ser uma Biblioteca de referência a nível nacional e internacional, exemplar nas metodologias de actuação e actualização constante, com enfoque no cliente – o utilizador da documentação e informação.

Missão

A Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa tem por missão organizar, gerir e difundir recursos e fontes documentais, constituindo um polo de conhecimento e disseminação do saber que visa promover a acessibilidade do utilizador à informação de modo a contribuir com pertinência e evidência para a educação, investigação e tomadas de decisão na prática médica no CAML: Centro Académico de Medicina de Lisboa (FMUL, IMM e CHLN).

Lema

Trabalhar sempre em prol das necessidades do utilizador e dos seus interesses, chamando a si a responsabilidade de desenvolver incessantemente as suas capacidades profissionais e de relacionamento humano, revelando interesse pelo evoluir das tecnologias da informação, pesquisando novas fontes de informação em saúde, de modo a estabelecer com o utilizador uma cumplicidade profissional que conduza à excelência dos serviços prestados.

Library and Information Area

The Main Library of the Faculty of Medicine, University of Lisbon, had its origins in the early 19th century, in the Surgical Library of the School of Surgery, located in the Hospital de S. José, before the creation of the Royal School of Surgery, in 1825. The assistants and practitioners enrolled in the Anatomy and Surgery classes asked the Prince Regent D. João to create a medicine library, where they could consult the essential works for the good pursuit of their studies, by authors such as Santucci, Cullen, Dufau, Soares Franco, Sant’ana and others.

From 1834 onwards, following the liberal wave that led to the extinction of convents and monasteries, part of the medical books that had pertained to those institutions were transferred to the Library of the Medical-Surgical School of Lisbon.

In 1845, the Library was enriched with the legacy of the bibliophile doctor Simão José Fernandes (about 4,000 books).

From 1906, the Library was transferred to a new building built in Campo dos Mártires da Pátria, built for the Medical-Surgical School (named Faculty of Medicine of Lisbon since the Administrative Reform of 1911).

In 1954, the Library was transferred again to the Santa Maria University Hospital building, where it remains today.

Proud of its past, but with an eye on the future, the FMUL Library contributes to the increase of the quality and competitiveness of teaching/learning and research, aligning its action strategy with the objectives defined for the FMUL and in accordance with the levels of excellence and quality promoted by the University of Lisbon.

Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz,

Pisos 01, 6 e 7 - Elevadores 8 e 16

1649-028 Lisboa

Portugal

https://www.medicina.ulisboa.pt/en/node/439

biblioteca@medicina.ulisboa.pt

Telefone: + 351 217 985 132

Fax: + 351 217 985 133

Ext.: 44172

Browse