Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/50900
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.issue | 2 | pt_PT |
dc.contributor.author | Queiroz, João | - |
dc.contributor.author | Calado, Margarida | - |
dc.contributor.author | Pessanha, Ana Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | Leal, Alda Maria Encarnação Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Barbosa Moreira, Francisco Edilberto | - |
dc.contributor.author | Vitelli, Celso | - |
dc.contributor.author | Frazão, Carla Maria Reis Vieira | - |
dc.contributor.author | Frade, Marta | - |
dc.contributor.author | Marques, Carla Maria Costa Ângelo Metello | - |
dc.contributor.author | Gil, Carla Marina Fernandes | - |
dc.contributor.author | Delgado, Mariana | - |
dc.contributor.author | Barbosa De Oliveira, Mariza | - |
dc.contributor.author | Monego, Sónia | - |
dc.contributor.author | Contino, Susana | - |
dc.contributor.author | Martelli, Susana | - |
dc.contributor.author | Barbera, Flávia | - |
dc.contributor.author | Vieira, Mariana Perry da Câmara | - |
dc.contributor.author | Rito, Cristina Luísa Miranda | - |
dc.contributor.author | Burset, Silvia | - |
dc.contributor.author | Bosch, Emma | - |
dc.contributor.author | Duarte, Luísa | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Isabel | - |
dc.contributor.author | Barros, Luísa Cristina Dauphinet | - |
dc.contributor.author | Morán, Margarida Paula Botelho Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T12:42:10Z | - |
dc.date.available | 2022-01-20T12:42:10Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 2182-9756 | - |
dc.identifier.issn | 2182-9829 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/50900 | - |
dc.description.abstract | A educação artística passa por circunstâncias paradoxais, que se originam na sua essencialidade plástica: o desenho cada vez é menos praticado no papel e cada vez é mais praticado no ecrã. A experiência plástica do corpo a corpo, da “afinidade” através da convenientia, da aemulatio, da analogia, e das simpatias (Foucault), pode já ser cada vez mais reduzida, ou mesmo residual. Hoje a experiência digital antecede a experiência analógica desde a mais tenra idade, e este é um novo contexto que nos mostra águas desconhecidas. Haverá uma “fraqueza analógica” contemporânea? Como fundar uma experiência quando o digital já quase antecede o analógico, na educação e no desenvolvimento da criança?Como compreender o desconhecido com base no desconhecido? Diga-se, no mínimo, que em Educação Artística, a Matéria-Prima complicou-se. Os 18 artigos aqui presentes dão um contributo vivo para uma reflexão, tanto sobre a sua operacionalização como sobre a sua concetualização, atenta às contradições e paradoxos, disponível para os novos contributos, as novas intervenções. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Estudo e Ensino | pt_PT |
dc.subject | Periódicos | pt_PT |
dc.title | Matéria-Prima, vol.4, nº2 (Mai./Ago. 2016) | pt_PT |
dc.title.alternative | Práticas artísticas no ensino básico e secundário | pt_PT |
dc.type | other | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.volume | 4 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FBA-CIEBA: Revista Matéria-Prima |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIEBA_MP8_CAPA.jpg | 12,93 kB | JPEG | ![]() Ver/Abrir | |
CIEBA_MP_v4_iss2.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.