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http://hdl.handle.net/10451/46145
Título: | O Ponto Ómega de Teilhard de Chardin. Do Contraponto com o Átomo Primitivo de Georges Lemaître à Projeção em Teorias Cosmológicas |
Outros títulos: | Teilhard de Chardin’s Omega Point. From the Counterpoint with the Primitive Atom by Georges Lemaître to Projection in Cosmological Theories |
Autor: | Barbosa, João |
Palavras-chave: | Teilhard de Chardin Evolução Teleologia Ponto Ómega Georges Lemaître Hipótese do Átomo Primitivo Princípio Antrópico Cosmológico |
Data: | Jan-2021 |
Editora: | Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais de Braga |
Citação: | Barbosa,João. O Ponto Ómega de Teilhard de Chardin: Do Contraponto com o Átomo Primitivo de Georges Lemaître à Projeção em Teorias Cosmológicas, Revista Portuguesa de Filosofia 76, no. 4 (2020): 1743–60 |
Resumo: | Este artigo incide sobre o Ponto Ómega, um conceito essencial na metafísica evolucionista de Teilhard de Chardin.
Em certas passagens sobre o Ponto Ómega, Teilhard menciona a hipótese do Átomo Primitivo, uma teoria sobre o início do universo proposta por Georges Lemaître, outro padre jesuíta contemporâneo que também era cientista. Embora Teilhard e Lemaître sejam essencialmente evolucionistas, além de padres jesuítas, a suas metafísicas evolutivas e as suas filosofias da ciência são radicalmente divergentes, e duas importantes diferenças são aqui apresentadas - sobre um eventual determinismo cósmico e sobre a relação entre conhecimento científico e crenças religiosas.
Este artigo também mostra como o conceito original de Teilhard se projetou em duas teorias cosmológicas nas quais revela uma transfiguração essencial ao perder a sua matriz antrópica e religiosa inicial - o princípio antrópico cosmológico, proposto pelos físicos John Barrow e Frank Tipler, e a Teoria do Ponto Ómega proposta mais tarde por Frank Tipler. This article focuses on the Omega Point, an essential concept in Teilhard de Chardin’s evolutionary metaphysics. In certain passages about the Omega Point, Teilhard mentions the primeval atom hypothesis, a theory about the beginning of the universe proposed by Georges Lemaître, another contemporary Jesuit priest who was also a scientist. Although Teilhard and Lemaître are essentially evolutionists, besides being Jesuit priests, their evolutionary metaphysics and their philosophies of science are radically divergent, and two important differences are presented here – about the eventual cosmic determinism and about the relationship between scientific knowledge and religious beliefs. This article also shows how Teilhard’s original concept was projected into two cosmological theories in which it reveals an essential transfiguration by losing its initial anthropic and religious matrix – the cosmological anthropic principle, proposed by physicists John Barrow and Frank Tipler, and the Omega Point Theory proposed later by Frank Tipler. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/46145 |
DOI: | 10.17990/RPF/2020_76_4_1743 |
Aparece nas colecções: | CFCUL - Artigos em Revistas Nacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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