Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/4523
Título: | Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais |
Autor: | Ponte, João Pedro da |
Palavras-chave: | Concepções Conhecimento profissional Professores de Matemática Reflexão Resolução de problemas |
Data: | 1993 |
Citação: | Ponte, J. P. (1993). Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais (conferência plenária). In Actas do IV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Ponta Delgada, Açores (pp. 59-80). Lisboa: APM. |
Resumo: | Começo por traçar um quadro geral do que tem sido a investigação acerca das concepções, crenças e práticas dos professores da nossa disciplina, debruçando-me principalmente sobre os estudos feitos em Portugal. De seguida abordo os saberes que permitem o desempenho da sua actividade docente como o processo de criação desses mesmos saberes. Concluo indicando que um programa de investigação perspectivado em torno do saber prático e da reflexão poderá ajudar a ultrapassar a visão do professor como um profissional mais ou menos “carente” em relação às concepções e práticas apontadas como “correctas” pelas autoridades educativas. Ele poderá emergir como um actor pensante e actuante, dotado de uma intencionalidade e de um saber próprios, que em cada momento procura usar da melhor forma os meios à sua disposição para criar, conduzir e aperfeiçoar oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/4523 |
Aparece nas colecções: | FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
93 Ponte (SIEM IV Açores).pdf | 97,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.