Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/44920
Título: | Uma pintura |
Autor: | Sardo, Delfim |
Palavras-chave: | Silva, Vieira da, 1908-1992 Pintura - Portugal - séc.20 Pintura - França - séc.20 Atelier do Alto de S. Francisco Crítica e interpretação Congressos - Actas |
Data: | 2009 |
Editora: | Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa |
Citação: | In: Longos dias têm cem anos: Vieira da Silva: um olhar contemporâneo: actas do Colóquio Internacional, Janeiro 2009. - Lisboa, 2009. - Acta 10, p. 135-139 |
Resumo: | Quando Maria Helena Vieira da Silva expôs no Brasil, no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro apresentou, entre outras pinturas, uma tela que se encontra agora na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva intitulada ''O Atelier do Alto de S. Francisco'', mais conhecida por ''L'atelier, Lisbonne'', de 1934/35. Embora não tenha sido particularmente tratada pela crítica brasileira, é uma obra fundamental no percurso da pintora porque, como é habitualmente dito, se trata de uma "obra de charneira". A ideia central deste ensaio é que ''Atelier, Lisbonne'' é uma pintura que se situa na relação entre a construção de um espaço a partir das suas determinações virtuais, para concretizar aquilo que Lazar Lissitzky designa de espacialidade real para se referir a uma arte ancorada na efectividade do espaço arquitectónico. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/44920 |
ISBN: | 978-972-853-178-2 |
Aparece nas colecções: | FBA - Livros e Capítulos de livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ULFBA_ET-12-1227_CAPA.jpg | 975,47 kB | JPEG | ![]() Ver/Abrir | |
ULFBA_ET-12-1227_ArtigoDelfimSardo.pdf | 150,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.