Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/44725
Título: Para a colocação do pensamento político-antropológico de Rousseau no seu verdadeiro trajeto
Autor: Gouveia, João
Palavras-chave: Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 - Crítica e interpretação
Discours
Qualidades essenciais
Qualidades secundárias
Natureza humana
Comunidade
Data: Abr-2019
Editora: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa / Departamento de Filosofia da UL
Resumo: O grande objetivo do Discours sur L’Origine et les Fondements de L’Inégalité Parmi les Hommes de Rousseau é a distinção entre qualidades essenciais e qualidades não essenciais da natureza humana, sendo as primeiras as mais representativas do género humano e estas as responsáveis pelas variações entre os indivíduos. Com base nesta distinção, o filósofo procura, ao longo das suas obras políticas, a fundamentação de um estado social que se encontre em harmonia com as qualidades essenciais dos homens. Importa, portanto, compreender como podem os homens controlar as características menos positivas da natureza humana, que quando fortalecidas podem conduzir a uma situação de irreversível conflito. Sendo a comunidade fundada por um exercício de permanente sobreposição das qualidades essenciais dos homens em relação às não-essenciais, importa também questionar em que medida terá essa comunidade algum tipo de estrutura organizativa, distinta da existência das pessoas singulares.
The major goal of Rousseau’s Discours sur L’Origine et les Fondements de L’Inégalité Parmi les Hommes is the distinction between primary and secondary qualities of human nature, the former being the most representative of the human species and the latter those that cause variations between individuals. Having this distinction as a basic tool, Rousseau searches, in his political works, for a foundation of a social condition in conformity to those essential qualities. Therefore, it’s important to understand how human beings can keep under control the less beneficial characteristics of their nature, that is, the ones that may lead to endless conflicts when stimulated. Having in mind that the community is founded by a permanent exercise of giving priority to the essential qualities of human nature over the secondary ones, we shall also understand whether Rousseau’s community is meant to have an organizational structure, distinct from the existence of particular human beings.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/44725
ISSN: 0872-4784
Versão do Editor: http://revistaphilosophica.weebly.com/
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