Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/42492
Título: Do objecto a conhecer ao objecto conhecido : estudo comparativo do Rorschach e do TAT
Autor: Fernandes, Isabel Bernardo, 1950-
Orientador: Charbert, Catherine
Palavras-chave: Rorschach, Teste de
Teste de apercepção temática
Técnicas projectivas
Teses de doutoramento - 2004
Data de Defesa: 2003
Resumo: Este trabalho de investigação consiste num estudo comparativo entre o Rorschach e o TAT, para o qual se adoptou uma abordagem qualitativa, com referência aos sujeitos e aos protocolos na sua individualidade, assim como um trabalho interpretativo articulado entre ambos os métodos. As respostas foram obtidas a partir de sujeitos pertencentes a quatro grupos psicopatológicos: neurose histérica, neurose obsessiva, organização limite e esquizofrenia paranóide. O instrumento que gerou o processo de comparação foi a folha de análise do TAT de Vica Shentoub, revista pelo Grupo de Investigação de Psicologia Projectiva de Paris V (versão de 1989), em relação à qual se estabeleceram processos correspondentes possibilitantes da análise do Rorschach, a partir da obra de Catherine Chabert. A psicanálise, de acordo com a perspectiva freudiana, é a teoria de referência. Aos processos psicológicos assim inventariados acrescentou-se o estudo comparado da adaptação às instruções, do funcionamento perceptivo-intelectual, do nível de simbolização, do registo identificatório, do narcisimo e imagem de si (a partir da grelha de análise da dinâmica afectiva de N . Rausch de Traubenberg), da representação do relacional (a partir de um conjunto de itens retirados da grelha de representação de si de N . Rausch de Traubenberg e de A . Sanglade) e, por fim, da temática (segundo R. Schafer). A I parte das conclusões finais permite caracterizar a sobreposição e a complementaridade de informações provenientes de ambos os métodos. Demonstra a pluridimensionalidade do funcionamento psicológico e a presença da pluralidade de problemáticas numa mesma personalidade. Relativiza a caracterização diferencial de processos de resposta ao Rorschach e ao TAT, atendendo ao carácter mutável do material estímulo, em função de cada sujeito. Toma inequívoca a tradução necessária da identidade e do relacional quer numa quer noutra prova. E o texto fica aberto para qualquer outro questionamento. Na II parte, numa abordagem metapsicológica, ao identificar-se o processo projectivo com o processo do conhecimento, conclui-se que a metodologia projectiva é um instrumento privilegiado, para o alargamento do saber, mesmo em áreas que ultrapassam o estudo da personalidade e a própria psicologia.
This research consists of a comparative study between TAT and Rorschach from an interpretative analysis articulating both methods. A qualitative approach was adopted to take into account subjects and their records individually. Subjects examined were patients diagnosed as hysterical neurotics, obsessive neurotics, borderlines and paranoid schizophrenics. The device that was at the origin of the comparison before mentioned was Vica Shentoub's TAT Analysis Sheet reviewed by the Research Group on Projective Psychology (1989 version) from Paris Vth. Corresponding procedures were developed to analyse Rorschach material according to the work of Catherine Chabert. Freudian psychoanalytic theory was the one here adopted. In addition to the psychological processes so inventoried, other analysis were done concerning adaptation to instructions, perceptive-intellectual functioning, level of symbolization, identification register, narcissism and self-image (based on the analytical grid of affective dynamics developed by N. Rausch de Traubenberg), object relations (based on a set of items drawn from the self-representation grid proposed by N . Rausch de Traubenberg and A. Sanglade), and themes (according to R. Schafer). Part I of final conclusions characterizes the overlapping and the complementarity of the information provided by each method. It demonstrates the pluridimensionality of psychological functioning as well as of the presence of distinct problematic organizations inside the same subject or personality. It shows the relativeness of the differential characterization of the response processes to the Rorschach and TAT considering that the stimulus quality changes as a function of the subject. It makes unequivocal that both the TAT and the Rorschach necessarily translate the personality dimensions of identity and object relations. And the text stays open to any other questions. In part II, the identification of the projective process with the process of knowledge, permits to conclud, from a metapsychological approach, that projective methods are privileged instruments for the enlargement of knowledge, even in areas beyond the study of personality and psychology itself.
Descrição: Tese de doutoramento em Psicologia, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003
URI: http://hdl.handle.net/10451/42492
Designação: Doutoramento em Psicologia
Aparece nas colecções:FPCE - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp019197_td.pdf22,84 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.