Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/42472
Título: Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática
Autor: Ribeiro, Iolanda
Viana, Fernanda Leopoldina
Baptista, Adriana
Brandão, Sara
Data: 2017
Editora: Editora Lusoinfo Multimédia
Citação: Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Brandão, Sara (2017) - Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática. In: Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda, coord. - Falar, ler e escrever : propostas integradoras para jardim de infância : educação pré-escolar. Maia : Lusoinfo Multimédia, 2017. ISBN 978-989-8619-24-2, pp. 72-[157]
Resumo: Neste capítulo são apresentados os guiões de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa FLE-JI. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, nomeadamente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição a material escrito, foram desenvolvida(s) e experimentada(s) várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os guiões de exploração das obras analisadas incluem: 1) a sinopse da obra; 2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; 3) a descrição das atividades e; 4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades pretende enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. Nos guiões de exploração, apresentados em formato de tabela, as atividades seguem uma lógica sequencial. Contudo, esta ordem não é rígida, podendo ser modificada em função dos projetos em desenvolvimento. Sugere-se que o educador interprete estes guiões como a operacionalização de um conjunto de princípios orientadores, podendo, sempre que considere adequado, alterar a ordem das atividades, incluir outras que não estão contempladas ou não realizar algumas que considere não adequadas para o seu grupo. Para apoiar estes guiões de exploração foram construídos materiais específicos, disponíveis nos anexos que se encontram no final do livro. É autorizada a reprodução de todos os materiais disponibilizados, entre os quais se encontra um banco de imagens, criadas especificamente para este programa, mas que podem ser utilizadas noutras atividades. Antes de iniciar a leitura e exploração de uma história, é importante que o educador se familiarize com a mesma, analise o guião orientador, avalie a adequação da sequência das atividades a realizar e reúna os objetos evocativos sugeridos. Pretende-se que as atividades propostas para exploração das obras sejam integradas na rotina pedagógica de cada grupo. No trabalho efetuado durante a versão experimental do programa, as atividades propostas para cada obra foram desenvolvidas ao longo de várias sequências, que corresponderam, em alguns casos, a várias semanas. Nas propostas de exploração de cada uma das obras não é feita uma referência sistemática às atividades consideradas transversais – o Baú das Palavras e a Árvore das Palavras – que se pretende sejam generalizadas à exploração de outras obras ou introduzidas noutros momentos da rotina que não necessariamente a leitura.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/15161
http://hdl.handle.net/10451/42472
ISBN: 978-989-8619-24-2
Versão do Editor: https://loja.lusoinfo.com/falar-ler-e-escrever
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPL_AdrianaBaptista_2017_2.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.