Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/42467
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 59 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 92 | pt_PT |
degois.publication.title | DECOLE – Desenvolvendo competências de letramaneto emergente | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://m.grupoa.com.br/decole-p990421 | pt_PT |
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | - |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | - |
dc.contributor.author | Brandão, Sara | - |
dc.contributor.author | Cadime, Irene | - |
dc.contributor.author | Santos, Sandra | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-18T11:29:42Z | - |
dc.date.available | 2020-03-18T11:29:42Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra (2017) - Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. In Viana, Fernanda Leopoldina; Barrera, Sylvia Domingos; Ribeiro, Iolanda, orgs. - DECOLE: Desenvolvendo Competências de Letramento Emergente. Penso Editora. ISBN 978-85-8429-108-3, pp. 59-92. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-8429-108-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15163 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/42467 | - |
dc.description.abstract | O programa Desenvolvendo Competências de Letramento Emergente (DECOLE) consiste em uma adaptação para o Brasil do programa Falar, Ler e Escrever: Propostas Integradoras para Jardim de Infância – FLE-JI (VIANA; RIBEIRO, 2014), o qual resultou da integração e reflexão de dois projetos de intervenção no âmbito do letramento emergente – Melhor falar para melhor ler (VIANA, 2002) e uma linha de ação do projeto Litteratus (RIBEIRO et al., 2007). Tem como objetivo proporcionar aos professores da educação infantil um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de letramento emergente. A importância de um trabalho sistemático nessa área é justificada pelo impacto dessas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente confirmado pela investigação (COYNE; MCCOACH; KAPP, 2007; HANEY; HILL, 2004; KASSOW, 2006; WHITEHURST; LONIGAN, 1998). O programa original (FLE-JI) foi desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, consistindo no produto de um trabalho de vários anos, que alia os resultados da investigação sobre letramento emergente à implementação e à avaliação sistemáticas das suas atividades. Nesse sentido, o programa foi implementado de maneira experimental em alguns agrupamentos escolares de Portugal nos períodos de 2008 a 2011, em articulação com educadoras de infância. Esse trabalho em parceria permitiu analisar com as educadoras a adequação do modelo adotado, o desenvolvimento partilhado de propostas de atividades e o seu ensaio com as crianças. Esse último aspecto foi particularmente importante, proporcionando informações que permitiram avaliar a reação das crianças, as mudanças nos seus conhecimentos e competências, bem como as dificuldades encontradas na concretização do programa. Considerando-se os resultados positivos obtidos (RIBEIRO; COSTA; BRANDÃO, 2014), decidiu-se pela criação de uma versão brasileira do programa. Neste capítulo, apresentam-se os objetivos, as opções tomadas na construção dos programas (tanto do FLE-JI quanto do DECOLE) e suas justificativas teóricas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Penso Editora | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.title | Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola : como a investigação sustenta a prática | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FL - CLUL - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAPL_AdrianaBaptista_2017_4.pdf | 828,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.