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Título: Projeções da evolução da economia e estimação das necessidades de recursos humanos: resultados dos modelos económicos (2015‑2060)
Autor: Escária, Vítor
Albuquerque, Paula
Abreu, Diogo
Marques Da Costa, Eduarda
Alves, José
Palavras-chave: Economia
Projeções 2015-2060
Modelos económicos
Recursos Humanos
Data: 2017
Editora: Fundação Francisco Manuel dos santos
Citação: Escária, Vítor, Albuquerque, Paula, Abreu, Diogo de, Marques da Costa, Eduarda, & Alves, José (2017). Projeções da evolução da economia e estimação das necessidades de recursos humanos: resultados dos modelos económicos (2015‑2060). In: J. Peixoto, et al. Migrações e sustentabilidade demográfica: perspetivas de evolução da sociedade e economia portuguesa. (cap. 6, p. 185-203). Fundação Francisco Manuel do Santos. ISBN: 978-989-8863-17-1
Resumo: Tendo procedido no capítulo anterior à estimação da evolução demográfica futura e das migrações de substituição correspondentes numa perspetiva estritamente demográfica, o presente capítulo tem por objetivo projetar as necessidades de recursos humanos, globais e por níveis de qualificação, que decorrem da evolução projetada para a economia.29 Estes números correspondem ao volume esperado de emprego que a economia irá gerar no futuro, tendo em conta alguns cenários de evolução. No capítulo seguinte serão estimados os recursos humanos em falta e as migrações de substituição necessárias para o funcionamento da economia, dada a diminuição esperada da população ativa em resultado do declínio demográfico e a correspondente escassez de recursos humanos. A análise será efetuada para o conjunto de Portugal e para as suas regiões. Para proceder à estimação das necessidades de recursos humanos começa por construir‑se cenários de evolução da economia no que respeita à evolução do Valor Acrescentado Bruto (VAB)30. A partir deles e considerando cenários compatíveis de evolução da produtividade, estimam‑se as necessidades de emprego associadas a cada um dos cenários. São ainda avaliadas as necessidades por níveis de qualificação, correspondendo a três níveis de escolaridade, ou seja, assume‑se que empregos pouco qualificados remetem para competências associadas aos níveis de escolaridade até ao ensino básico, os empregos de qualificações médias a competências associadas ao nível de escolaridade até ao ensino secundário, e os empregos altamente qualificados remetem para níveis de escolaridade ao nível do ensino superior. Para estimar as necessidades de recursos humanos por níveis de qualificação/escolarização são construídos cenários de evolução das estruturas de habilitações escolares dos postos de trabalho, que são aplicadas ao volume global de recursos humanos necessários.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/42465
ISBN: 978-989-8863-17-1
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