Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/42464
Título: Falar, ler e escrever no Jardim de Infância : como a investigação suporta a ação
Autor: Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda
Baptista, Adriana
Brandão, Sara
Costa, Lurdes
Santos, Sandra
Data: 2019
Editora: Lusoinfo Multimédia
Citação: Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra (2017) - Falar, ler e escrever no Jardim de Infância : como a investigação suporta a ação. In: Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda, coord. - Falar, ler e escrever : propostas integradoras para jardim de infância : educação pré-escolar. Maia : Lusoinfo Multimédia, 2017. ISBN 978-989-8619-24-2, pp. 42-71
Resumo: O programa Falar, ler e escrever no jardim de infância – FLE-JI resultou da integração e reflexão de dois projetos de intervenção no âmbito da literacia emergente – Melhor falar para melhor ler (Viana, 2001) e uma linha de ação do projeto Litteratus (Ribeiro, 2007). Tem como objetivo proporcionar a educadores de infância um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de literacia emergente. A importância de um trabalho sistemático nesta área é justificada pelo impacto destas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente confirmado pela investigação (Coyne, McCoach, & Kapp, 2007; Haney & Hill, 2004; Kassow, 2006; Whitehurst & Lonigan, 1998). Trata-se de um programa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, produto de um trabalho de vários anos que alia os resultados da investigação sobre literacia emergente à implementação e avaliação sistemáticas das suas atividades. Neste capítulo apresentam-se os objetivos, as opções tomadas, a justificação das mesmas e, sempre que relevante, inclui-se uma apreciação sobre o processo de implementação. A implementação do FLE-JI foi efetuada em articulação com educadoras de infância do Agrupamento de Escolas D. Maria II e Vale do Este, do Concelho de Vila Nova de Famalicão e do Agrupamento Vertical de Briteiros. Este trabalho em parceria permitiu analisar com as educadoras a adequabilidade do modelo adotado, o desenvolvimento partilhado de propostas de atividades e o seu ensaio com as crianças. Este último aspeto foi particularmente importante, facultando informações que permitiram avaliar a reação das crianças, as mudanças nos seus conhecimentos e competências, bem como as dificuldades encontradas na concretização do programa.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/15160
http://hdl.handle.net/10451/42464
ISBN: 978-989-8619-24-2
Versão do Editor: https://loja.lusoinfo.com/falar-ler-e-escrever
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