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http://hdl.handle.net/10451/42463
Título: | O desenvolvimento das percepções de competência, de controlo e da auto-regulação autónoma : implicações na motivação para a aprendizagem |
Autor: | Sá, Isabel |
Orientador: | Silva, Adelina Lopes da, 1945- |
Palavras-chave: | Aprendizagem e desenvolvimento Motivação Desenvolvimento perceptivo Auto-regulação Competência Autonomia Avaliação psicológica Práticas parentais Teses de doutoramento - 1997 |
Data de Defesa: | 1997 |
Resumo: | A presente dissertação pretende estudar algumas variáveis psicológicas
dos estudantes consideradas relevantes para a sua motivação e desempenho
escolar: a percepção de competência escolar, a auto-estima, a percepção de controlo e a percepção das atitudes dos pais face ao desempenho escolar dos filhos. A operacionalização destas variáveis, a construção dos instrumentos
para a sua avaliação e a elaboração das hipóteses orientadoras da análise dos
resultados foram conceptualmente orientadas pelas recentes perspectivas
metacognitivas da aprendizagem (por ex.: Borkowski, Carr, Rellinger &
Pressley, 1990; McCombs & Marzano, 1990) e por várias teorias cognitivas da
motivação (por ex.: Covington, 1992; Deci & Ryan, 1985b; Dweck,1991;
Harter, 1992; Weiner, 1984). As primeiras salientam o papel do sistema do self
na motivação e na auto-regulação da aprendizagem, as segundas realçam a
influência das crenças e das cognições dos estudantes sobre si próprios e as
suas experiências de aprendizagem, na orientação motivacional e no
desempenho escolar.
Numa primeira fase da presente investigação foram elaborados os
instrumentos de avaliação utilizados e analisada a sua adequação a estudantes
portugueses do 2º e 3° ciclos do ensino básico. Numa segunda fase estes
instrumentos foram aplicados a 526 estudantes, entre o 5° e o 9° ano de
escolaridade, e a análise dos resultados teve por objectivos: (a) o estudo
psicométrico dos instrumentos; (b) a caracterização de padrões de
desenvolvimento das percepções de si próprio dos estudantes; (c) a análise do
efeito das experiências e contextos escolares (por ex.: retenções, transições
escolares e rudimento escolar) nas auto-avaliações e na orientação
motivacional dos estudantes; e (d) a testagem de modelos causais de relação
entre as diferentes percepções de si próprio.
Esta dissertação termina com a interpretação dos resultados segundo os
modelos teóricos inicialmente apresentados, a discussão das limitações e das
implicações dos presentes resultados para futuras investigações, salientando
igualmente os dados mais relevantes para o planeamento de intervenções
clínicas e educacionais que tenham por objectivo promover nos estudantes a
motivação e o envolvimento na aprendizagem e um melhor desempenho
escolar. The aim of the present dissertation is die study of some psychological variables that may be relevant for students' motivation and academic performance, namely: perception of academic competence, self-esteem, perception of control, and perception of parents' attitudes towards their children academic performance. Recent metacognitive perspectives on learning (e.g., Borkowski, Carr, Rellinger & Pressley, 1990; McCombs & Marzano, 1990), as well as several cognitive theories of motivation (e.g., Covington, 1992; Deci & Ryan, 1985b; Dweck, 1991; Harter, 1992; Weiner, 1984) embodied the general framework that oriented the operacionalization of variables, the development of assessment instruments and the elaboration of the hypothesis to be tested. The former stress the part played by the self-system on motivation and self-regulated learning, the latter stress the importance of students' beliefe and cognitions about them selves and learning experiences on their motivational orientation and school performance. The first part of the study consisted on developing the assessment instruments as well as testing their suitability to Portuguese students between the 5th and 9th grades. The second part consisted on the assessment of 526 students using these instruments. The analysis of the results aimed at: (a) studying these instruments' psychometric characteristics; (b) the characterisation of students self-perceptions developmental patterns; (c) the analysis of the impact of different school experiences (e.g., grade retentions, school transitions, and academic performance) on students self-evaluation and motivational orientation; and (d) testing causal models of the relationship between different students' self-perceptions. The dissertation ends by discussing the results in light of the theoretical models initially put forward, as well as by presenting the limitations of die study. Implications for future research are also drawn, stressing the results that are relevant for planning clinical and educational interventions that aim at promoting students' motivation for learning and better school performances. |
Descrição: | Tese de doutoramento em Psicologia (Psicoterapia e Aconselhamento), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/42463 |
Designação: | Doutoramento em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FPCE - Teses de Doutoramento |
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