Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/42459
Título: A voz do professor : expressão não-verbal, emoção e motivação
Autor: Rodrigues, Vítor José Fernandes, 1960-
Orientador: Jesus, Saúl Neves de, 1965-
Mendes, Carlos Brito, 1942-2000
Palavras-chave: Voz do professor
Intensidade
Melodia
Motivação dos alunos
Impacto emocional
Teses de doutoramento - 2002
Data de Defesa: 2002
Resumo: Esta Dissertação incide no impacto da voz de professores sobre a motivação dos respectivos alunos. Considerámos duas hipóteses: (1) A avaliação da credibilidade do professor pelos estudantes é influenciada pela voz do mesmo (caracterizada em termos de intensidade e melodia) e pelo interesse dos estudantes em relação ao texto falado; (2) o envolvimento dos estudantes em relação ao conteúdo do texto é influenciado pela voz do professor (caracterizada como intensidade e melodia) e pelo interesse dos estudantes em relação ao texto. Manipulámos duas variáveis independentes, a voz do professor (melodiosa ou monocórdica, correspondendo a alta ou baixa variação tonal, respectivamente, e intensidade alta ou baixa) e o interesse dos estudantes pelo conteúdo textual da mensagem (alto ou baixo interesse, de acordo com avaliações do conteúdo escolar da disciplina de Português). As variáveis dependentes foram a avaliação da credibilidade do professor pelos estudantes (usando uma escala de Chebat, Chebat e Vaninsky) e a resposta de envolvimento dos estudantes face às condições experimentais (utilizando o Inventário de Envolvimento Pessoal de Zaichkowsky). Os sujeitos foram estudantes no 10° ano de escolaridade. Após lidarmos com um aparente "efeito Hawthorne" na primeira parte da nossa pesquisa (produzindo resultados quase nulos excepto quanto à motivação claramente superior por parte das raparigas), concluímos, na segunda parte, e de acordo com as hipóteses colocadas, que a melodia da voz do professor pode afectar a avaliação que os estudantes fazem da credibilidade do mesmo (melodia mais pronunciada produz melhor atribuição de credibilidade), bem como o envolvimento dos estudantes com o conteúdo da mensagem, permitindo indirectamente a hipótese de que até o nível de processamento da mensagem pode ser influenciado pela voz. Estes resultados podem ser interpretados em termos do tipo de relação sinalizado por diferentes 'Vozes" de professores e também em termos do impacto emocional que tais 'Vozes" produzem.
This doctoral dissertation concerns the motivational impact of the voice of teachers on their pupils. We considered two hypothesis: (1) Student's evaluation of teacher's credibility is influenced by teacher's voice (characterized both as intensity and melody) and by student's interest for the spoken text and (2) Student's involvement with the content of the spoken text is influenced by teacher's voice (characterized both as intensity and melody) and by student's degree of interest for the spoken text. We manipulated two independent variables, the voice of the teacher (melodious or monotone, corresponding respectively to high or low pitch variability, measured as mean fimdamental frequency, and high versus low intensity, measured as mean intensity) and the interest of students for the textual content of the message (high or low interest, according to evaluations of the content of the discipline of Portuguese language). Dependent variables were student's evaluation for teacher's credibility (using a scale developed by Chebat, Chebat & Vaninsky) and student's involvement response to experimental conditions (using Zaichkowski's Personal Involvement Inventory). Subjects were high school students, 10th school year. After dealing with what seems to be a big "Hawthorne effect" during the first stage of our research project (producing almost null effects except for a very clearly stronger motivation for girls) we concluded, at a second stage of our project and according to the posited hypothesis, that the melody of teacher's voice can affect student's evaluation of teacher's credibility (stronger melody producing stronger attribution for credibility) and also student's involvement with the message's content, indirectly allowing for the hypothesis that even the deepness of processing of the message can be influenced by teacher's voice. These results can be interpreted in terms of the kind of relationship signaled by different "voices" from teachers and also in terms of the emotional impact they produce.
Descrição: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2002
URI: http://hdl.handle.net/10451/42459
Designação: Doutoramento em Psicologia
Aparece nas colecções:FPCE - Teses de Doutoramento

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