Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/42441
Título: Avaliação e modificação de concepções, motivações e estratégias de aprendizagem em estudantes do ensino superior
Autor: Duarte, António
Orientador: Silva, Adelina Lopes da, 1945-
Palavras-chave: Processo educativo
Processos de aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Tecnologia educativa
Teses de doutoramento - 2001
Data de Defesa: 2000
Resumo: Na tentativa de descrever e explicar a aprendizagem dos estudantes, a perspectiva das "abordagens à aprendizagem" salienta a relação entre concepção, motivação e estratégia de aprendizagem. Com esta investigação pretendeu-se conhecer aprofundadamente esta perspectiva e testar a sua aplicabilidade a um contexto específico. No sentido de alcançar esta meta foram realizados quatro estudos. O primeiro estudo consistiu no desenvolvimento duma primeira versão dum questionário psicológico, que foi aplicada a uma amostra de estudantes dum curso universitário. O segundo estudo envolveu a construção duma segunda versão melhorada do questionário, que foi aplicada a uma amostra mais ampla de estudantes de diferentes cursos. Em termos genéricos, foi assim possível verificar a existência, neste contexto, dos tipos de motivação e estratégia de aprendizagem propostos pela perspectiva atrás referida. Constatou-se ainda que aquelas duas variáveis se relacionavam como predito teoricamente, constituindo "abordagens à aprendizagem" diferenciadas. Os resultados de ambas as versões do questionário foram igualmente relacionados com outras variáveis medidas paralelamente (i.e. sexo, área académica, ansiedade, nível "motivacional", estratégias auto-reguladoras, percepção das condições de aprendizagem e percepção das dificuldades e da adaptação à Universidade). Por seu lado o terceiro estudo envolveu a verificação da diferenciação das concepções de aprendizagem dos estudantes da primeira amostra referida. Com esse propósito foi efectuada uma análise de conteúdo de respostas a questões abertas sobre a representação pessoal da aprendizagem. A este nível foi ainda possível estudar a representatividade das categorias identificadas, a sua inter-relação e a sua relação com as abordagens à aprendizagem dos participantes. Finalmente, através dum quarto estudo, testou-se o impacto duma intervenção sobre as concepções e abordagens à aprendizagem dum grupo de estudantes universitários. Para este fim foi desenvolvido e aplicado um procedimento de facilitação da consciência sobre o processo de aprendizagem, tendo sido igualmente reestruturados alguns componentes do contexto imediato de aprendizagem.
In the attempt to describe and explain students' learning, the "approaches to learning" perspective emphasises interaction between conception, motivation and strategy of learning. Through the present work we tried to develop a detailed knowledge of this perspective and to test its applicability to a specific context. As a mean to this end four studies have been organised. The first study consisted in the development of a questionnaire first version, which has been applied to a sample of university students. The second study involved the construction of the questionnaire second version, which has been applied to a larger and more diversified sample of university students. In general terms, it was possible to corroborate the existence, in this context, of the variety of motivational and strategic patterns proposed by the above-mentioned perspective. Moreover, it has been replicated the interaction between these two variables, in terms of "approaches to learning". , Questionnaires results were also related with other variables (i.e. sex, academic area, anxiety, motivational level, self-regulation strategies, perception of learning conditions and perception of difficulties in adaptation to the University). The focus of the third study was on the differentiation of students'conceptions of learning. Therefore, responses to open questions about learning representation were subject to content analysis. Representativity and interaction of different conceptions was investigated, as well as their relation with approaches to learning. Finally, the fourth study tested the impact of an intervention on conceptions and approaches to learning. This involved application of a helping procedure for cognitive and metacognitive reflection on the process of learning, as well as restructuring some components of the learning environment.
Descrição: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2001
URI: http://hdl.handle.net/10451/42441
Designação: Doutoramento em Psicologia
Aparece nas colecções:FPCE - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046999_td.pdf18,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.