Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/42440
Título: Cancro da mama e condutas preventivas : uma análise dos conteúdos da imprensa escrita
Autor: Dias, Maria Rosário
Orientador: Justo, João Manuel Rosado de Miranda, 1958-
Durá Ferrandis, Estrella
Palavras-chave: Cancro de mama
Prevenção
Imprensa escrita
Meios de comunicação social
Teses de doutoramento - 2005
Data de Defesa: 2004
Resumo: O cancro da mama é a neoplasia maligna mais frequente a nível mundial, no que à população feminina diz respeito. O principal desafio para a prevenção do cancro da mama consiste em fomentar a adesão da população feminina a condutas preventivas de detecção precoce desta patologia. Os Mass Media podem contribuir para a desmistificação do cancro da mama, ao mesmo tempo que tomam posse de um papel mediador da parte do público-leigo junto dos técnicos de saúde e da comunidade científica. Constituindo-se a informação difundida pelos Mass Media, nomeadamente na imprensa escrita, como um objecto privilegiado para esta investigação, pretendemos compreender e interpretar o papel mediático da imprensa escrita como agente catalisador da prevenção e detecção precoce desta doença. O universo de análise centrou-se em unidades de notícia publicadas no âmbito da temática cancro da mama, em cinco jornais diários - Diário de Notícias, Público, A Capital, Correio da Manhã e Jornal de Notícias e quatro revistas femininas - Maria, Mulher Moderna, Elie e Máxima -, publicados em Portugal, no período compreendido entre 1989 e 2000. Foram criados, propositadamente para este estudo, dois instrumentos, que visaram a análise de conteúdo das unidades de notícia, configurando a Anatomia/Estrutura das notícias publicadas, bem como o respectivo conteúdo narrativo - Corpo da Notícia/Perfil Temático. Os resultados apontam para uma «atipicidade de conteúdo» das temáticas abordadas nos discursos jornalísticos da parte dos jornais diários e das revistas femininas. Sobrevive, também, um projecto editorial diferenciado, entre os jornais e as revistas, ao nível da anatomia estrutural das unidades de notícia publicadas. Em suma, as narrativas publicadas deveriam ser revestidas de uma «vitalidade informativa» abrangente, que viabilizasse a ponderação e identificação dos múltiplos alvos a atingir, com as mensagens jornalísticas de prevenção da doença.
Breast cancer is the most frequent malignant neoplasia in the world, in what female population is concerned. The main challenge for breast cancer prevention consists in promoting the adherence of female population to preventing behaviours of early detection of this pathology. The Mass Media may contribute to the unmystification of breast cancer, at the same time they assume a role of mediators between the lay public and the health care technicians, as well as the scientific community. Taking in consideration that the information issued by Mass Media, namely in press, is a privileged means for this research, it is our goal to understand and interpret the media role of press as catalysing agent for prevention and early detection of this disease. The universe of analysis has been centred on news units published in the sphere of the breast cancer thematic, in five daily newspapers - Diário de Notícias, Público, A Capital, Correio da Manhã and Jornal de Notícias and four female magazines - Maria, Mulher Moderna, Elie and Máxima published in Portugal, between 1989 and 2000. Two instruments have been created, on purpose for this study, that were meant to analyse the contents of press-notes units, shaping the Anatomy / Structure of the news published, as well as its narrative contents - Substance of the News / Thematic Profile. The results indicate an "atypicalness of contents" of the subjects broached in the journalistic speeches of the daily newspapers and female directed magazines. It has also been detected a different editorial project, at the level of structural anatomy of published press-notes units, when comparing newspapers with magazines. In short, the published narratives should be covered with a comprising "informative vitality", that might, with the journalistic messages of disease prevention, make the consideration and identification of several aims to be attained possible.
Descrição: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Clínica), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005
URI: http://hdl.handle.net/10451/42440
Designação: Doutoramento em Psicologia
Aparece nas colecções:FPCE - Teses de Doutoramento

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