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http://hdl.handle.net/10451/42438
Título: | Sharedness in work team innovation : a process model of team regulation |
Autor: | Curral, Luis |
Orientador: | West, Michael A., 1951- Chambel, Maria José, 1962- |
Palavras-chave: | Processos grupais Inovação Investigação e desenvolvimento Trabalho de equipa Psicologia social Teses de doutoramento - 2005 |
Data de Defesa: | 2005 |
Resumo: | Esta tese examina a relação entre processos grupais e inovação em equipas
de investigação e desenvolvimento (l&D). O modelo e as hipóteses dele
derivadas são baseados em duas perspectivas teóricas bem estabelecidas na
literatura: uma perspectiva funcionalista do funcionamento das equipas, e uma
perspectiva dos grupos como processadores de informação. A abordagem
funcionalista guiou a minha procura dos factores que distinguem equipas
eficazes de equipas ineficazes na produção de inovação. Esta perspectiva
ajudou-me a focar o meu trabalho no papel que os inputs e os processos de
interacção desempenham na performance inovadora das equipas
A perspectiva dos grupos como processadores de informação, ajudou-me a clarificar a especificidade de certos processos grupais na promoção da
partilha de ideias, informação, e representação da tarefa entre os membros de
uma equipa. Assim, é proposto um modelo de partilha de informação e de
regulação da equipa, e testado com base numa amostra de equipas cuja
principal tarefa pode ser criar novos conhecimentos que possam ser aplicados
a um problema específico, e produzir novos produtos ou processos ou melhorar
produtos e processos já existentes. O modelo prevê que quatro processos
grupais - clareza e compromisso com os objectivos da equipa, participação na
tomada-de-decisão, apoio à inovação, e segurança intragrupal - promovem a
partilha de ideias, conhecimentos, e representações da tarefa entre os
membros da equipa. Esta partilha, por sua vez, é facilitadora da geração e implementação de ideias pela equipa. O modelo, prevê ainda que a
reflexividade desempenha um papel regulador da performance da equipa. O
estudo aqui apresentado segue um desenho transversal com diversificadas
fontes de informação e avaliação da inovação das equipas por avaliadores
independentes.
A dissertação está dividida em sete capítulos. O Capítulo 1 apresenta o
problema de investigação e discute à relevância da mesma, salientando a
importância da inovação para o crescimento económico, bem como as
vantagens da inovação produzida por equipas. Neste Capítulo argumento que
o desenvolvimento de novos e melhorados processos e produtos está na base
da invenção, que por sua vez está associada positivamente ao
desenvolvimento económico e social. Termino o Capitulo salientando a
necessidade de estudar a inovação ao nível gripal, e em particular
compreender o funcionamento de equipas de l&D eficazes.
O Capítulo 2 analisa a literatura sobre o estudo dos grupos em contexto
de trabalho. Na primeira parte são discutidas definições de equipa de trabalho
e são feitas comparações entre os conceitos de grupo e de equipa no contexto
organizacional. Em seguida, é adoptada uma perspectiva funcionalista para
analisar e discutir os inputs e processos grupais mais estudados, bem como a
sua relação com diversos resultados produzidos pelas equipas de trabalho. As
principais descobertas são discutidas e são propostas linhas de orientação
para a investigação futura. (...) This thesis investigates the relationship between group processes and teams' innovative performance. I based the theoretical framework and hypotheses on two well-established theoretical perspectives: a functionalist approach to team performance, and a group information processing perspective. The functionalist approach informed my quest for the factors that distinguished successful from unsuccessful teams in producing innovation. It helped me focus on the functions of inputs and processes as predictors of team Innovative performance. The perspective of teams as information processors helped me clarify the specific functions of certain group processes in promoting sharedness of information, idea and task definition among members of a team. A model of sharedness processes and team-regulation is proposed and tested, based on a sample of teams charged with the tasks of creating new knowledge broad-base and for application to a particular problem, and improving or producing new products or processes. The model predicts that four group processes - goal clarity and commitment, participation, support for innovation, and intragroup safety - promote the sharing of ideas, knowledge, and task representations among team members, which in turn is associated with idea generation and idea implementation by the team. The model also predicts that reflexivity plays a regulatory role in team performance. The study follows a cross-sectional design with multiple sources and independent raters of innovative performance. The dissertation is divided into seven chapters. Chapter 1 states the research problem and discusses the relevance of the research by drawing attention to the importance of innovation for economic growth and the advantages of studying innovation at group level. It is argued that developnient of new and improved processes and products lay at the basis of invention, which in turn is associated with economic growth. Toward the end, the chapter emphasizes the need for studying innovation at group-level, specially the study of research and development (R&D) teams. Chapter 2 examines the literature that relates to study of teams in organizational context. In the first section definitions of work team were discussed and comparisons between the concepts of team and group in organizational.context wére made. In the next section a functionalist perspective was adopted to examine the most studied team inputs and processes and their relationship with diverse team outcomes. The major findings were discussed and some guidelines for future research proposed. (...) |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Psicologia (Psicologia Social), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/42438 |
Designação: | Doutoramento em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FPCE - Teses de Doutoramento |
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