Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/42438
Título: Sharedness in work team innovation : a process model of team regulation
Autor: Curral, Luis
Orientador: West, Michael A., 1951-
Chambel, Maria José, 1962-
Palavras-chave: Processos grupais
Inovação
Investigação e desenvolvimento
Trabalho de equipa
Psicologia social
Teses de doutoramento - 2005
Data de Defesa: 2005
Resumo: Esta tese examina a relação entre processos grupais e inovação em equipas de investigação e desenvolvimento (l&D). O modelo e as hipóteses dele derivadas são baseados em duas perspectivas teóricas bem estabelecidas na literatura: uma perspectiva funcionalista do funcionamento das equipas, e uma perspectiva dos grupos como processadores de informação. A abordagem funcionalista guiou a minha procura dos factores que distinguem equipas eficazes de equipas ineficazes na produção de inovação. Esta perspectiva ajudou-me a focar o meu trabalho no papel que os inputs e os processos de interacção desempenham na performance inovadora das equipas A perspectiva dos grupos como processadores de informação, ajudou-me a clarificar a especificidade de certos processos grupais na promoção da partilha de ideias, informação, e representação da tarefa entre os membros de uma equipa. Assim, é proposto um modelo de partilha de informação e de regulação da equipa, e testado com base numa amostra de equipas cuja principal tarefa pode ser criar novos conhecimentos que possam ser aplicados a um problema específico, e produzir novos produtos ou processos ou melhorar produtos e processos já existentes. O modelo prevê que quatro processos grupais - clareza e compromisso com os objectivos da equipa, participação na tomada-de-decisão, apoio à inovação, e segurança intragrupal - promovem a partilha de ideias, conhecimentos, e representações da tarefa entre os membros da equipa. Esta partilha, por sua vez, é facilitadora da geração e implementação de ideias pela equipa. O modelo, prevê ainda que a reflexividade desempenha um papel regulador da performance da equipa. O estudo aqui apresentado segue um desenho transversal com diversificadas fontes de informação e avaliação da inovação das equipas por avaliadores independentes. A dissertação está dividida em sete capítulos. O Capítulo 1 apresenta o problema de investigação e discute à relevância da mesma, salientando a importância da inovação para o crescimento económico, bem como as vantagens da inovação produzida por equipas. Neste Capítulo argumento que o desenvolvimento de novos e melhorados processos e produtos está na base da invenção, que por sua vez está associada positivamente ao desenvolvimento económico e social. Termino o Capitulo salientando a necessidade de estudar a inovação ao nível gripal, e em particular compreender o funcionamento de equipas de l&D eficazes. O Capítulo 2 analisa a literatura sobre o estudo dos grupos em contexto de trabalho. Na primeira parte são discutidas definições de equipa de trabalho e são feitas comparações entre os conceitos de grupo e de equipa no contexto organizacional. Em seguida, é adoptada uma perspectiva funcionalista para analisar e discutir os inputs e processos grupais mais estudados, bem como a sua relação com diversos resultados produzidos pelas equipas de trabalho. As principais descobertas são discutidas e são propostas linhas de orientação para a investigação futura. (...)
This thesis investigates the relationship between group processes and teams' innovative performance. I based the theoretical framework and hypotheses on two well-established theoretical perspectives: a functionalist approach to team performance, and a group information processing perspective. The functionalist approach informed my quest for the factors that distinguished successful from unsuccessful teams in producing innovation. It helped me focus on the functions of inputs and processes as predictors of team Innovative performance. The perspective of teams as information processors helped me clarify the specific functions of certain group processes in promoting sharedness of information, idea and task definition among members of a team. A model of sharedness processes and team-regulation is proposed and tested, based on a sample of teams charged with the tasks of creating new knowledge broad-base and for application to a particular problem, and improving or producing new products or processes. The model predicts that four group processes - goal clarity and commitment, participation, support for innovation, and intragroup safety - promote the sharing of ideas, knowledge, and task representations among team members, which in turn is associated with idea generation and idea implementation by the team. The model also predicts that reflexivity plays a regulatory role in team performance. The study follows a cross-sectional design with multiple sources and independent raters of innovative performance. The dissertation is divided into seven chapters. Chapter 1 states the research problem and discusses the relevance of the research by drawing attention to the importance of innovation for economic growth and the advantages of studying innovation at group level. It is argued that developnient of new and improved processes and products lay at the basis of invention, which in turn is associated with economic growth. Toward the end, the chapter emphasizes the need for studying innovation at group-level, specially the study of research and development (R&D) teams. Chapter 2 examines the literature that relates to study of teams in organizational context. In the first section definitions of work team were discussed and comparisons between the concepts of team and group in organizational.context wére made. In the next section a functionalist perspective was adopted to examine the most studied team inputs and processes and their relationship with diverse team outcomes. The major findings were discussed and some guidelines for future research proposed. (...)
Descrição: Tese de Doutoramento em Psicologia (Psicologia Social), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005
URI: http://hdl.handle.net/10451/42438
Designação: Doutoramento em Psicologia
Aparece nas colecções:FPCE - Teses de Doutoramento

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