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http://hdl.handle.net/10451/42437
Título: | Rituais familiares e o casal : paisagens inter-sistémicas |
Autor: | Crespo, C. |
Orientador: | Narciso, Isabel, 1962- Costa, Maria Emília |
Palavras-chave: | Psicologia da família Casais - Vida em comum Conjugalidade Análise sistémica Família Teses de doutoramento - 2007 |
Data de Defesa: | 2007 |
Resumo: | A presente investigação inscreve-se no âmbito da Psicologia da Família e tem como
objecto de estudo os rituais familiares no território da conjugalidade. A partir de uma
abordagem sistémica, ecológica e desenvolvimental, examinaram-se as associações entre rituais
familiares (em contextos familiares e em contextos culturais) e vinculação amorosa, qualidade
relacional percebida e proximidade numa amostra de casais que atravessam diferentes
momentos do ciclo de vida. Realizaram-se dois estudos empíricos, o primeiro de cariz
quantitativo e o segundo de cariz qualitativo.
O primeiro estudo, efectuado com recurso a questionários, incluiu uma amostra de 150
casais. Através dos modelos de equações estruturais, avaliaram-se efeitos individuais e inter-cônjuges. As cinco hipóteses enunciadas no início do estudo foram comprovadas na sua
generalidade, a saber: níveis mais baixos na dimensão evitamento estavam associados com
maior investimento nos rituais familiares; maior investimento nos rituais familiares estava
relacionado com percepções mais positivas de qualidade relacional e proximidade; menores
níveis de evitamento e ansiedade estavam associados com maior similaridade nos relatos dos
cônjuges relativamente aos seus rituais nos contextos familiares; existência de resultados mais
significativos para as mulheres do que para os homens nos resultados referidos e, por último,
maior relevância nos rituais dos contextos familiares do que nos rituais dos contextos culturais.
No segundo estudo, cujo modelo de base foi a Grounded Theory, realizaram-se
entrevistas a 20 casais (40 participantes que foram entrevistados individualmente). Os
resultados revelaram que, os rituais familiares (1) cumprem funções para famílias e casais, (2)
têm múltiplos significados, (3) são associados a sentimentos de cariz positivo e negativo e (4)
são eventos nos quais homens e mulheres tendem a adoptar diferentes papéis. Verificou-se que
percepções positivas da família (apoio, coesão, partilha e transmissão de valores) estavam
relacionadas com percepções positivas de satisfação com os rituais familiares; também ao nível
( do casal se apuraram ligações entre os diferentes contextos dos rituais familiares e dimensões da
intimidade do casal (especialmente, a partilha). Adicionalmente, foram encontradas diferenças
entre grupos de casais com tempos de casamento distintos que foram explicadas à luz das etapas
desenvolvimentais individuais e familiares dos participantes. Por último, identificaram-se vários rituais de casal, propôs-se uma classificação dos mesmos e reflectiram-se as similaridades e
diferenças entre estes rituais e os rituais familiares. No âmbito das conclusões, discutiram-se
brevemente as implicações dos resultados para os universos da investigação e da intervenção
psicoterapêutica. Cette étude fait référence au secteur de la Psychologie Familiale. Plus spécifiquement, l'objet de cette étude est les rituels familiaux au sein d'un couple marié. Adoptant une perspective systémique, écologique et développemental, les associations existant entre les rituels familiaux (famille et culture), le type d'attachement, la qualité perçue de la relation et la perception de rapport, ont été examinées au sein de différents couples à différent moments de leur vie. Deux études empiriques ont été réalisées, l'une avec une approche quantitative et l'autre avec une approche qualitative. La première étude examine les associations existant entre les rituels familiaux tel que rapportés, le style d'attachement, la qualité de la relation et le sentiment de rapport parmi 150 couples. Un modèle d'équation structurale a été appliqué afm d'examiner les effets Within- Individual et Across-Partners. Les résultats ont généralement confirmé les hypothèses. Premièrement, un moindre niveau d'attachement évitant est lie à un plus haut niveau d'investissement dans les rituels familiaux. Deuxièmement, un plus grand investissement dans les rituels familiaux est associé à un niveau de relations et de rapport plus positif. Troisièmement, un plus bas niveau d'évitement et d'anxiété est associé à un plus grand niveau de similarité du couple dans les rituels dans un contexte familiale. Quatrièmement, tous ces effets étaient plus extrêmes chez les femmes que chez les hommes. Finalement, dans ces résultats, les rituels familiaux sont plus importants dans un contexte familial que dans un | contexte culturel. La deuxième étude, qui était basée sur le modèle Grounded Theory, impliquait des interviews menées avec 20 couples (40 participants qui étaient interviewés individuellement). Les résultats ont montré que les rituels familiaux (1) rassemblent des fonctions importantes pour les familles et les couples, (2) ont plusieurs significations différentes, (3) sont liés à des sentiments positifs et négatifs, et (4) sont des circonstances ou hommes et femmes adoptent des rôles différents. De plus, une perception positive de la famille (soutien, cohésion, partage et transmission des valeurs) est liée à une perception positive des rituels familiaux. Aussi, au niveau du couple, des connections entre les rituels familiaux et l'intimité dans le couple (surtout le partage) ont été identifiés. Des différences en fonction de la durée du mariage ont été trouvées et expliquées en des termes de phases développementales au niveau individuel et familial. Différents rituels de couples peuvent être identifiés avec un certain type de classification. Des différences et des similarités entre les rituels de couple et les rituels familiaux peuvent être discutées. En conclusion, certaines implications peuvent être apportées pour servir de base à d'autres recherches et à des interventions psychologiques sur le terrain. This research studied family rituals in married couples and is grounded in Family Psychology. Using a systemic, ecological and developmental framework, the associations between family rituals (in both family and cultural settings) and relationship attachment, perceived relationship quality, and closeness, were examined in a sample of couples in different moments of the life cycle. Two empirical studies were conducted, one quantitative and the other qualitative. The first study examined the association between self-reports of family rituals and relationship attachment, relationship quality, and closeness, in 150 married couples. Associations both within individuals and across partners were examined using structural equation modelling. The results were generally as predicted. First, lower levels of avoidant attachment were related to greater investment in family rituals. Second, greater investment in family rituals was associated with more positive relationship quality and closeness. Third, lower attachment avoidance and lower attachment anxiety were both associated with higher similarity in couples' reports of rituals in family settings. Fourth, all these effects were stronger for women than for men. Finally, rituals in family settings were generally more significant than in cultural settings. The second study, which was based on the Grounded Theory model, included interviews with 20 couples (i.e., 40 participants in total who were interviewed individually). The results showed that family rituals (1) enclose functions for families and couples, (2) have multiple meanings, (3) are linked to both positive and negative emotions, (4) are settings where men and women tend to adopt different roles. In addition, positive perceptions of family (support, cohesion, sharing and values' transmission to the next generation) were linked to positive perceptions of satisfaction with family rituals. At the couple level, associations were identified between family rituals and couples' level of intimacy. Differences between groups of couples with dissimilar marriage lengths were identified which may be explained by differences in participants' individual and family developmental phases. Finally, one identified several couple rituals and suggested a classification of this kind of rituals. Also, the differences and similarities between couple rituals and family rituals were considered. Implications of these results for further research and psychological intervention are discussed. |
Descrição: | Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Social), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/42437 |
Designação: | Doutoramento em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FPCE - Teses de Doutoramento |
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