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http://hdl.handle.net/10451/42371
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Marques, J. H. Ferreira, 1936-2015 | - |
dc.contributor.author | Pinto, Helena Rebelo, 1937- | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T11:55:07Z | - |
dc.date.available | 2020-03-16T11:55:07Z | - |
dc.date.issued | 1992 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/42371 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia da Orientação Escolar e Profissional), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1993 | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente trabalho enquadra-se num conjunto de tarefas de desenvolvimento da carreira docente universitária. Na perspectiva institucional dessa carreira, traduz-se na apresentação de uma dissertação de doutoramento em Orientação Escolar e Profissional. Na perspectiva pessoal, corresponde à concretização de objectivos de especialização no desempenho do papel profissional. Integra a experiência de mais de dez anos de ensino e de investigação; e também a experiência de actividades de Orientação em escolas secundárias e de supervisão dos Psicólogos Conselheiros em serviço nessas escolas. A escolha do tema para o projecto de investigação conduzido ao longo dos últimos cinco anos e cujos resultados se condensam neste trabalho foi, em grande parte, consequência dessa experiência e da reflexão que proporcionou sobre a teoria e a prática da Orientação. Em primeiro lugar, por motivos de ordem teórica e metodológica. A abordagem das aptidões no quadro dos determinantes pessoais das escolhas vocacionais tem evoluído profundamente nas últimas décadas. Novos modelos de intervenção daí decorrentes exigem novos estudos de medida e a validação de novos instrumentos psicológicos. Em segundo lugar, por motivos ligados ao contexto educativo português. O estudo das aptidões em relação com a estrutura do sistema educativo e as oportunidades de carreira que proporciona, não tem merecido entre nós a atenção que a importância do tema exige - importância que acresce no quadro de reforma em curso. A possibilidade de um contributo neste domínio constituiu, sem dúvida, um factor decisivo na configuração do projecto. Finalmente, a expectativa de que a adaptação e aferição para estudantes portugueses de uma das baterias de aptidões mais conhecidas em todo o mundo pudesse vir a ser útil à prática da Orientação em Portugal, representou mais um estímulo para a conclusão do trabalho. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.subject | Psicologia aplicada | pt_PT |
dc.subject | Orientação vocacional | pt_PT |
dc.subject | Escola secundária | pt_PT |
dc.subject | GATB (Psicologia) | pt_PT |
dc.subject | Teses de doutoramento - 1993 | pt_PT |
dc.title | A bateria de testes de aptidões GATB e a orientação da carreira em contexto educativo | pt_PT |
dc.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Psicologia | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FPCE - Teses de Doutoramento |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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