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dc.contributor.advisorMarques, J. H. Ferreira, 1936-2015-
dc.contributor.authorPinto, Helena Rebelo, 1937--
dc.date.accessioned2020-03-16T11:55:07Z-
dc.date.available2020-03-16T11:55:07Z-
dc.date.issued1992-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/42371-
dc.descriptionTese de doutoramento em Psicologia (Psicologia da Orientação Escolar e Profissional), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1993pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho enquadra-se num conjunto de tarefas de desenvolvimento da carreira docente universitária. Na perspectiva institucional dessa carreira, traduz-se na apresentação de uma dissertação de doutoramento em Orientação Escolar e Profissional. Na perspectiva pessoal, corresponde à concretização de objectivos de especialização no desempenho do papel profissional. Integra a experiência de mais de dez anos de ensino e de investigação; e também a experiência de actividades de Orientação em escolas secundárias e de supervisão dos Psicólogos Conselheiros em serviço nessas escolas. A escolha do tema para o projecto de investigação conduzido ao longo dos últimos cinco anos e cujos resultados se condensam neste trabalho foi, em grande parte, consequência dessa experiência e da reflexão que proporcionou sobre a teoria e a prática da Orientação. Em primeiro lugar, por motivos de ordem teórica e metodológica. A abordagem das aptidões no quadro dos determinantes pessoais das escolhas vocacionais tem evoluído profundamente nas últimas décadas. Novos modelos de intervenção daí decorrentes exigem novos estudos de medida e a validação de novos instrumentos psicológicos. Em segundo lugar, por motivos ligados ao contexto educativo português. O estudo das aptidões em relação com a estrutura do sistema educativo e as oportunidades de carreira que proporciona, não tem merecido entre nós a atenção que a importância do tema exige - importância que acresce no quadro de reforma em curso. A possibilidade de um contributo neste domínio constituiu, sem dúvida, um factor decisivo na configuração do projecto. Finalmente, a expectativa de que a adaptação e aferição para estudantes portugueses de uma das baterias de aptidões mais conhecidas em todo o mundo pudesse vir a ser útil à prática da Orientação em Portugal, representou mais um estímulo para a conclusão do trabalho.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectPsicologia aplicadapt_PT
dc.subjectOrientação vocacionalpt_PT
dc.subjectEscola secundáriapt_PT
dc.subjectGATB (Psicologia)pt_PT
dc.subjectTeses de doutoramento - 1993pt_PT
dc.titleA bateria de testes de aptidões GATB e a orientação da carreira em contexto educativopt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapt_PT
Aparece nas colecções:FPCE - Teses de Doutoramento

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