Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/42090
Título: Estudo da vinculação de um cliente particular a uma plataforma digital
Autor: Banza, Joana Bilro
Orientador: Fonseca, Raquel João
Telhada, João Miguel Paixão,1971-
Palavras-chave: Análise de clusters
k-means
Pairwise
Sazonalidade
Teses de mestrado - 2020
Data de Defesa: 2020
Resumo: O presente trabalho é composto por cinco capítulos. No primeiro será feita uma introdução de modo a contextualizar o tema assim como realizar uma breve apresentação da evolução da plataforma digital desde a sua implementação na empresa. Segue-se a Análise de Clusters com vista a obter o perfil dos clientes digitais com base nas suas características mais relevantes. No capítulo seguinte será feita uma análise exploratória dos dados, com o objetivo de dar a conhecer as várias operações disponíveis na plataforma digital em estudo e de apresentar uma visão geral do ponto de situação da empresa relativamente aos seus clientes e contratos em vigor. O quarto capítulo será dedicado à análise de sazonalidade. Para identificar a presença de sazonalidade caso exista, será efetuada uma análise de variância seguida de testes pairwise, sendo que para isso serão aplicados os testes Fisher’s Least Significant Difference e Tukey’s Honestly Significant Difference. Por fim será apresentada a conclusão onde será realizada uma reflexão dos resultados obtidos ao longo do trabalho, assim como sugestões para trabalhos futuros.
The present work consists of five chapters. In the first one, an introduction will be made to contextualize the theme as well as give a brief presentation of the evolution of the digital platform since its implementation in the company. This is followed by a Cluster Analysis to get the profile of digital customers based on their most relevant characteristics. In the next chapter an exploratory analysis of the data will be made, in order to know the various operations available on the digital platform under study and to present an overview of the company’s situation with respect to its customers and existing contracts. The fourth chapter will be devoted to seasonality analysis. To identify the presence of seasonality, if any, a variance analysis will be performed followed by pairwise tests, and the Fisher’s Least Significant Difference and Tukey’s Honestly Significant Difference tests will be applied. Finally will be presented the conclusion where will be a reflection of the results obtained throughout the work, as well as suggestions for future work.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020
URI: http://hdl.handle.net/10451/42090
Designação: Mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão
Aparece nas colecções:FC - Dissertações de Mestrado

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