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http://hdl.handle.net/10451/41978
Título: | Antonímia e organização lexical em rede no 1.º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada |
Outros títulos: | Antonymy and networking lexical organization in the 1st CEB: teaching proposal using bimodal narratives and increased reality |
Autor: | Baptista, Adriana Morgado, Celda Costa, José António Azevedo, João Querido, Joana Oliveira, Inês Leite, Luís Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Antonímia Narrativas verbais, bimodais e multimédia Língua portuguesa - Estudo e ensino (básico, 1º ciclo) Antonyms Verbal, bimodal and multimedia narratives Language teaching Primary school teaching |
Data: | 2019 |
Editora: | Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. INED |
Resumo: | Neste artigo, apresentamosuma proposta didática para o ensino das relações semânticas múltiplas entre palavras, para o 1.º CEB, com o auxílio da Realidade Aumentada.Propõe-se que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não se fundamente em relações antonímicas binárias, sob pena de se instalar nas crianças o pensamento dicotómico. Através de trêsnarrativas bimodais, são questionadas as possibilidades de organização lexical,colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos textuais diversos, que criam relações de gradação ou sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica binária, assim como as negativasconsequências do seu ensino a crianças em idades precoces. In this paper, it will be presented a didactic proposal for teaching word multiple relationships, in primary school, including Augmented Reality tools. It is proposed that semantic relations learning is not based on antonymic binary relations, which would promote a dichotomous thought in children. Through three bimodal narratives, possibilities of lexical organization were questioned, placing apparent dichotomous pairs of words in contexts of occurrence that may admit gradation or synonymy as semantic relations, thus compromising the inevitability of binary antonymic organization/interpretation, but also the negatives consequences of such kind of teaching to early age children. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.22/15076 http://hdl.handle.net/10451/41978 |
DOI: | 10.34630/sensos-e.v6i3.3628 |
ISSN: | 2183-1432 |
Versão do Editor: | https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3628 |
Aparece nas colecções: | FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais |
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