Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/41978
Título: Antonímia e organização lexical em rede no 1.º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada
Outros títulos: Antonymy and networking lexical organization in the 1st CEB: teaching proposal using bimodal narratives and increased reality
Autor: Baptista, Adriana
Morgado, Celda
Costa, José António
Azevedo, João
Querido, Joana
Oliveira, Inês
Leite, Luís
Ribeiro, Iolanda
Palavras-chave: Antonímia
Narrativas verbais, bimodais e multimédia
Língua portuguesa - Estudo e ensino (básico, 1º ciclo)
Antonyms
Verbal, bimodal and multimedia narratives
Language teaching
Primary school teaching
Data: 2019
Editora: Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. INED
Resumo: Neste artigo, apresentamosuma proposta didática para o ensino das relações semânticas múltiplas entre palavras, para o 1.º CEB, com o auxílio da Realidade Aumentada.Propõe-se que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não se fundamente em relações antonímicas binárias, sob pena de se instalar nas crianças o pensamento dicotómico. Através de trêsnarrativas bimodais, são questionadas as possibilidades de organização lexical,colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos textuais diversos, que criam relações de gradação ou sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica binária, assim como as negativasconsequências do seu ensino a crianças em idades precoces.
In this paper, it will be presented a didactic proposal for teaching word multiple relationships, in primary school, including Augmented Reality tools. It is proposed that semantic relations learning is not based on antonymic binary relations, which would promote a dichotomous thought in children. Through three bimodal narratives, possibilities of lexical organization were questioned, placing apparent dichotomous pairs of words in contexts of occurrence that may admit gradation or synonymy as semantic relations, thus compromising the inevitability of binary antonymic organization/interpretation, but also the negatives consequences of such kind of teaching to early age children.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/15076
http://hdl.handle.net/10451/41978
DOI: 10.34630/sensos-e.v6i3.3628
ISSN: 2183-1432
Versão do Editor: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3628
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ART_AdrianaBaptista_2019_3.pdf2,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.