Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/41975
Título: | A força da emoção : transgressões, emoções e perdão em crianças de 5-6 e 7-8 anos |
Autor: | Fonseca, Maria Estela Pinto, 1969- |
Orientador: | Lourenço, Orlando Martins, 1944- |
Palavras-chave: | Teses de mestrado - 2002 Crianças Atribuição de emoções Actos de vitimização Perdão Desenvolvimento moral |
Data de Defesa: | 2002 |
Resumo: | Nos últimos dez anos, tem havido um interesse crescente dos
investigadores pela compreensão de emoções por parte da criança,
nomeadamente pelas emoções que ela atribui aos transgressores em actos de
vitimização. Uma descoberta relativamente sólida é que, comparadas com as
crianças mais velhas, as mais novas tendem a cair no que se chama o padrão
do vitimizador feliz: esperar que um transgressor se sinta bem e feliz, não mal e
infeliz, após ter cometido um acto imoral, embora desejado.
Até aqui. tem sido geralmente assumido que se a atribuição de emoções
positivas a um vitimizador representa um padrão imoral, a atribuição de
emoções negativas, ao invés, representa um padrão moral. Alguns estudos,
contudo, mostram que a mudança na atribuição de emoções positivas para
negativas com o desenvolvimento não é tão linear quanto se tem assumido e,
mais ainda, que é necessária mais investigação se quisermos compreender o
significado moral geralmente atribuído aos fenómenos do vitimizador feliz e do
vitimizador infeliz.
O objectivo central desta dissertação foi contribuir para uma melhor
compreensão das emoções atribuídas pelas crianças em actos de vitimização,
articulando essa atribuição com o fenómeno do perdão, um fenómeno que, tal
como o do vitimizador feliz/infeliz, envolve também vítimas e vitimizadores. De
modo mais preciso, esta dissertação pretendeu contribuir para a compreensão
do significado moral da atribuição de emoções positivas e negativas pela
criança em actos hipotéticos de vitimização, examinando se, comparadas com
as crianças que atribuem emoções positivas ao vitimizador (i.e., vitimizadores
felizes), as que lhe atribuem emoções negativas (i.e., vitimizadores infelizes) têm maior propensão para esperar que a vítima perdoe o transgressor e que o
transgressor peça perdão à vítima.
A amostra experimental foi constituída por 40 crianças de 5-6 anos e por
40 de 7-8 anos. As crianças foram confrontadas inicialmente com duas
transgressões morais: roubar um brinquedo de um colega; empurrá-lo de um
baloiço para ocupar nele o seu lugar. Perguntou-se depois às crianças para (a)
atribuírem emoções positivas ou negativas ao transgressor; (b) anteciparem a
propensão da vítima para perdoar ou não o transgressor; (c) anteciparem a
propensão do transgressor para pedir ou não perdão à vítima; e (d) justificarem
todas as atribuições e escolhas. Os resultados mostram que (1) embora as
crianças mais novas tenham atribuído mais emoções segundo o padrão do
vitimizador feliz e as mais velhas mais segundo o do vitimizador infeliz, houve
já diversos vitimizadores infelizes entre as crianças de 5-6- anos e ainda
diversos vitimizadores felizes entre as de 7-6 anos; (2) enquanto as emoções
positivas tenderam a ser justificadas por razões orientadas para os resultados
tangíveis provenientes da transgressão em causa, as negativas foram
justificadas sobretudo por razões de índole moral; (3) comparativamente com
as crianças que atribuíram emoções positivas, as que atribuíram emoções
negativas anteciparam não só mais propensão da vítima para perdoar o
transgressor, como também mais propensão do transgressor para pedir perdão
à vítima; (4) tal como aconteceu com as antecipações relativas ao perdoar e ao
pedir perdão, foi sobretudo o tipo de emoções atribuídas, não a idade das
crianças ou a categoria de transgressão em causa, que de modo geral,
influenciou as justificações dadas pela crianças para tais antecipações; (5) as
crianças que atribuíram emoções negativas foram as que, de modo geral, apelaram para razões mais avançadas em termos de perdoar e de pedir
perdão: e (6) enquanto as antecipações de perdão e de não perdão ocorreram
quase com a mesma frequência em qualquer Idade, as antecipações de
pedidos de perdão foram significativamente mais frequentes do que os não
pedidos de perdão.
No seu todo, os resultados da nossa dissertação parecem revelar ser o
tipo de emoções atribuídas ao vitimizador, não a idade das crianças ou a
transgressão em causa, que assume um papel preponderante nas
antecipações e justificações que as crianças atribuem à vítima para perdoar o
transgressor e ao vitimizador para pedir perdão à vítima. A nosso ver, estes
resultados ajudam a compreender o significado moral do fenómeno do
vitimizador feliz/infeliz e também o próprio desenvolvimento sócio-moral da
criança. Over the last 10 years, there has been a considerable interest in the child's understanding of emotions, namely children's attribution of emotions in acts of victimization. A relatively robust finding is that, compared to older children, younger children tend to fall prey to what is called the happy victimizer pattern: to expect a wrongdoer to feel good rather than bad after having committed an immoral, though desired, act. Thus far, it has generally been assumed that if children's attribution of positive emotions to victimizers represents an immoral pattern, the attribution of negative emotions represents a moral stance. There are some studies, however, that show that children's shift from positive to negative emotions as they get older Is not as clear-cut as some authors have claimed, and that we have to clarify certain concepts and carry out more research if we want to understand better the moral meaning generally ascribed to the child's attribution of positive and negative emotions to victimizers. The main goal of this dissertation was to contribute to our understanding of the moral meaning of children's attribution of positive and negative emotions in acts of victimization by relating this attribution with children's ideas about forgiveness. Note that the happy/unhappy and forgiving phenomena both appeal to episodes of victimization. More precisely, the main goal of this dissertation was to examine whether, compared to children who attribute positive emotions to a transgressor (i.e., happy victimizers). children who attribute negative emotions (i.e., unhappy victimizers) were more likely to expect the victim to forgive the transgressor, and the transgressor to ask the victim to forgive him or her. Children of two age levels (i.e., 40 5-6-year-olds, and 40 7-8-year-olds) were first presented with two moral transgressions (i.e.. stealing a toy; pushing off a swing), and then asked to (a) attribute positive or negative emotions to the transgressor; (b) anticipate the victim's propensity to forgive or not to forgive the victimizer; (c) anticipate the victimizer's propensity to ask or not to ask the victim to forgive the transgressor; and (c) justify all their attributions and choices. The results show that (a) although the younger children were more likely to fall prey to the happy victimizer pattern and the older ones to the unhappy victimizer pattern, there were several happy victimizers among the older children and several unhappy victimizers among the younger ones; (b) if positive emotions tended to be justified with outcome-oriented reasons, negative emotions tended to be justified with moral reasons; (c) overall, compared to happy victimizers, unhappy victimizers were more likely to anticipate not only a victim's propensity to forgive the transgressor, but also a victimizer's propensity to ask for forgiveness; (d) it was mainly the type of emotions attributed by children, not their age or form of transgression, that influenced children's anticipations of the victim's propensity to forgive the transgressor and the transgressor's propensity to ask to victim to forgive the victimizer; (e) children attributing negative emotions were those who generally appealed to more advanced reasons in terms of their anticipations of such propensities; and (f) if children's anticipations of the victim's propensity to forgive or not to forgive the transgressor were almost equally frequent, their anticipations of the transgressor's propensity to ask the victim to forgive the victimizer were significantly more frequent than those anticipating that the victimizer would not ask for forgiveness. All in all, the results of this dissertation seem to reveal that it is the type of emotions children attribute to the victimizer, not age or form of moral transgression, which plays a preponderant role in children's anticipations of forgiveness and asking for forgiveness. Our conviction is that these results help us understand better the moral meaning of children's attributions of emotions in scenarios of victimization. |
Descrição: | Tese de mestrado em Psicologia (Desenvolvimento Humano) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2002 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/41975 |
Designação: | Mestrado em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FPCE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfp013838_tm.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.