Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/41975
Título: A força da emoção : transgressões, emoções e perdão em crianças de 5-6 e 7-8 anos
Autor: Fonseca, Maria Estela Pinto, 1969-
Orientador: Lourenço, Orlando Martins, 1944-
Palavras-chave: Teses de mestrado - 2002
Crianças
Atribuição de emoções
Actos de vitimização
Perdão
Desenvolvimento moral
Data de Defesa: 2002
Resumo: Nos últimos dez anos, tem havido um interesse crescente dos investigadores pela compreensão de emoções por parte da criança, nomeadamente pelas emoções que ela atribui aos transgressores em actos de vitimização. Uma descoberta relativamente sólida é que, comparadas com as crianças mais velhas, as mais novas tendem a cair no que se chama o padrão do vitimizador feliz: esperar que um transgressor se sinta bem e feliz, não mal e infeliz, após ter cometido um acto imoral, embora desejado. Até aqui. tem sido geralmente assumido que se a atribuição de emoções positivas a um vitimizador representa um padrão imoral, a atribuição de emoções negativas, ao invés, representa um padrão moral. Alguns estudos, contudo, mostram que a mudança na atribuição de emoções positivas para negativas com o desenvolvimento não é tão linear quanto se tem assumido e, mais ainda, que é necessária mais investigação se quisermos compreender o significado moral geralmente atribuído aos fenómenos do vitimizador feliz e do vitimizador infeliz. O objectivo central desta dissertação foi contribuir para uma melhor compreensão das emoções atribuídas pelas crianças em actos de vitimização, articulando essa atribuição com o fenómeno do perdão, um fenómeno que, tal como o do vitimizador feliz/infeliz, envolve também vítimas e vitimizadores. De modo mais preciso, esta dissertação pretendeu contribuir para a compreensão do significado moral da atribuição de emoções positivas e negativas pela criança em actos hipotéticos de vitimização, examinando se, comparadas com as crianças que atribuem emoções positivas ao vitimizador (i.e., vitimizadores felizes), as que lhe atribuem emoções negativas (i.e., vitimizadores infelizes) têm maior propensão para esperar que a vítima perdoe o transgressor e que o transgressor peça perdão à vítima. A amostra experimental foi constituída por 40 crianças de 5-6 anos e por 40 de 7-8 anos. As crianças foram confrontadas inicialmente com duas transgressões morais: roubar um brinquedo de um colega; empurrá-lo de um baloiço para ocupar nele o seu lugar. Perguntou-se depois às crianças para (a) atribuírem emoções positivas ou negativas ao transgressor; (b) anteciparem a propensão da vítima para perdoar ou não o transgressor; (c) anteciparem a propensão do transgressor para pedir ou não perdão à vítima; e (d) justificarem todas as atribuições e escolhas. Os resultados mostram que (1) embora as crianças mais novas tenham atribuído mais emoções segundo o padrão do vitimizador feliz e as mais velhas mais segundo o do vitimizador infeliz, houve já diversos vitimizadores infelizes entre as crianças de 5-6- anos e ainda diversos vitimizadores felizes entre as de 7-6 anos; (2) enquanto as emoções positivas tenderam a ser justificadas por razões orientadas para os resultados tangíveis provenientes da transgressão em causa, as negativas foram justificadas sobretudo por razões de índole moral; (3) comparativamente com as crianças que atribuíram emoções positivas, as que atribuíram emoções negativas anteciparam não só mais propensão da vítima para perdoar o transgressor, como também mais propensão do transgressor para pedir perdão à vítima; (4) tal como aconteceu com as antecipações relativas ao perdoar e ao pedir perdão, foi sobretudo o tipo de emoções atribuídas, não a idade das crianças ou a categoria de transgressão em causa, que de modo geral, influenciou as justificações dadas pela crianças para tais antecipações; (5) as crianças que atribuíram emoções negativas foram as que, de modo geral, apelaram para razões mais avançadas em termos de perdoar e de pedir perdão: e (6) enquanto as antecipações de perdão e de não perdão ocorreram quase com a mesma frequência em qualquer Idade, as antecipações de pedidos de perdão foram significativamente mais frequentes do que os não pedidos de perdão. No seu todo, os resultados da nossa dissertação parecem revelar ser o tipo de emoções atribuídas ao vitimizador, não a idade das crianças ou a transgressão em causa, que assume um papel preponderante nas antecipações e justificações que as crianças atribuem à vítima para perdoar o transgressor e ao vitimizador para pedir perdão à vítima. A nosso ver, estes resultados ajudam a compreender o significado moral do fenómeno do vitimizador feliz/infeliz e também o próprio desenvolvimento sócio-moral da criança.
Over the last 10 years, there has been a considerable interest in the child's understanding of emotions, namely children's attribution of emotions in acts of victimization. A relatively robust finding is that, compared to older children, younger children tend to fall prey to what is called the happy victimizer pattern: to expect a wrongdoer to feel good rather than bad after having committed an immoral, though desired, act. Thus far, it has generally been assumed that if children's attribution of positive emotions to victimizers represents an immoral pattern, the attribution of negative emotions represents a moral stance. There are some studies, however, that show that children's shift from positive to negative emotions as they get older Is not as clear-cut as some authors have claimed, and that we have to clarify certain concepts and carry out more research if we want to understand better the moral meaning generally ascribed to the child's attribution of positive and negative emotions to victimizers. The main goal of this dissertation was to contribute to our understanding of the moral meaning of children's attribution of positive and negative emotions in acts of victimization by relating this attribution with children's ideas about forgiveness. Note that the happy/unhappy and forgiving phenomena both appeal to episodes of victimization. More precisely, the main goal of this dissertation was to examine whether, compared to children who attribute positive emotions to a transgressor (i.e., happy victimizers). children who attribute negative emotions (i.e., unhappy victimizers) were more likely to expect the victim to forgive the transgressor, and the transgressor to ask the victim to forgive him or her. Children of two age levels (i.e., 40 5-6-year-olds, and 40 7-8-year-olds) were first presented with two moral transgressions (i.e.. stealing a toy; pushing off a swing), and then asked to (a) attribute positive or negative emotions to the transgressor; (b) anticipate the victim's propensity to forgive or not to forgive the victimizer; (c) anticipate the victimizer's propensity to ask or not to ask the victim to forgive the transgressor; and (c) justify all their attributions and choices. The results show that (a) although the younger children were more likely to fall prey to the happy victimizer pattern and the older ones to the unhappy victimizer pattern, there were several happy victimizers among the older children and several unhappy victimizers among the younger ones; (b) if positive emotions tended to be justified with outcome-oriented reasons, negative emotions tended to be justified with moral reasons; (c) overall, compared to happy victimizers, unhappy victimizers were more likely to anticipate not only a victim's propensity to forgive the transgressor, but also a victimizer's propensity to ask for forgiveness; (d) it was mainly the type of emotions attributed by children, not their age or form of transgression, that influenced children's anticipations of the victim's propensity to forgive the transgressor and the transgressor's propensity to ask to victim to forgive the victimizer; (e) children attributing negative emotions were those who generally appealed to more advanced reasons in terms of their anticipations of such propensities; and (f) if children's anticipations of the victim's propensity to forgive or not to forgive the transgressor were almost equally frequent, their anticipations of the transgressor's propensity to ask the victim to forgive the victimizer were significantly more frequent than those anticipating that the victimizer would not ask for forgiveness. All in all, the results of this dissertation seem to reveal that it is the type of emotions children attribute to the victimizer, not age or form of moral transgression, which plays a preponderant role in children's anticipations of forgiveness and asking for forgiveness. Our conviction is that these results help us understand better the moral meaning of children's attributions of emotions in scenarios of victimization.
Descrição: Tese de mestrado em Psicologia (Desenvolvimento Humano) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2002
URI: http://hdl.handle.net/10451/41975
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp013838_tm.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.