Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/41483
Título: Percepção auditiva e audiovisual da fala em crianças com perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem
Autor: Rega, Ana Isabel Alter, 1966-
Orientador: Martins, Isabel Pavão, 1956-
Palavras-chave: Teses de mestrado - 2003
Aquisição da linguagem
Desenvolvimento da fala
Percepção auditiva
Crianças
Data de Defesa: 2003
Resumo: Grande parte das formulações teóricas e investigações empíricas realizadas no âmbito da Percepção da Fala em crianças com perturbações especificas do desenvolvimento da linguagem (PEDL), têm vindo a alicerçar as suas hipóteses explicativas no défice de processamento rápido ou breve de índices temporais, perante tarefas auditivas verbais. As investigações no domínio da percepção da fala em crianças com PEDL, têm-se centrado sobretudo na modalidade auditiva. Com base no conhecimento da natureza bimodal da percepção da fala, e a importância deste fenómeno para o desenvolvimento normal da linguagem, o presente estudo, pretende trazer algumas contribuições para a compreensão das dificuldades observadas pelas crianças com PEDL (subgrupo expressivo N=18 e misto N=25) ao nível da discriminação auditiva e audiovisual da fala. Foram ainda, analisados os efeitos da dimensão articulatória (modo, postura e voseamento), da idade e do apoio terapêutico no desempenho destas crianças ao nível da discriminação da fala nas duas modalidades sensoriais. Recorrendo ao paradigma igual ou diferente, foram criadas listas de pares mínimos de palavras (N=80), tendo sido possível analisar o desempenho dos dois subgrupos de crianças com PEDL. numa tarefa de discriminação auditiva e audiovisual, comparativamente a um grupo de controlo (crianças com desenvolvimento normal da linguagem)- Estudo 1. Por outro lado, a apresentação de uma série de imagens para nomeação/repetição, que correspondem às palavras utilizadas na tarefa de discriminação da fala, permitiu identificar e caracterizar os erros de produção cometidos nesta tarefa e relacioná-los com o desempenho das crianças com PEDL na tarefa de discriminação da fala- Estudo 2. No estudo 1, obtiveram-se diferenças significativas no desempenho dos diferentes grupos relativamente ao tipo de modalidade utilizada, com pior desempenho nos grupos experimentais relativamente ao grupo de controlo, é no entanto, na modalidade audiovisual que se verifica um melhor desempenho em todos os grupo. Os resultados sugerem que a modalidade audiovisual facilitaria a percepção da fala, ou seja, a possibilidade de aceder às pistas visuais articulatórias complementadas com informação auditiva (o grau de correlação encontrado entre as duas modalidades é médio-forte) permitirá um processamento mais eficiente dos estímulos da fala. Relativamente ao efeito da idade, as correlações observadas nas crianças com PEDL (subgrupo expressivo e misto) não são significativas, indicando não existir associações entre o desempenho da tarefa em ambas as modalidades e a idade. No que diz respeito ao efeito das dimensões articulatórias, verificam-se correlações lineares positivas para as três dimensões: modo, postura e voseamento, em todos os grupos, na modalidade audiovisual e auditiva. Por último, o efeito da terapia é evidente nos dois subgrupos de crianças com PEDL nas duas modalidades, observando-se um melhor desempenho das crianças com apoio terapêutico comparativamente às crianças sem apoio terapêutico. No estudo 2 (tarefa de produção da fala), observa-se uma associação positiva entre o desempenho na tarefa de discriminação auditiva e audiovisual e os erros cometidos pelas crianças com PEDL, na tarefa de produção, sugerindo uma relação estreita entre as capacidades discriminativas e de produção da fala, no desenvolvimento fonológico. Finalmente, verificaram-se diferenças significativas intergrupo experimental, com um melhor desempenho do subgrupo de crianças com PEDL tipo expressivo, relativamente ao subgrupo de crianças PEDL tipo misto. Os defeitos ao nível receptivo da linguagem parecem interferir de forma mais negativa no domínio da discriminação da fala. Interpretações e possíveis implicações são discutidas. Apesar das suas limitações, este estudo lança pistas para uma linha de investigação a desenvolver em futuros estudos neste âmbito.
A great part of the theoretical formulations and empirical research achieved in the field of speech perception in children with specific language impairment (SLI) have been founded its explanatory hypothesis on the deficit In fast or brief processing of temporal values. Investigation in the area of speech perception in children with SLI has tended to focus especially on the auditory method. Base upon the Knowledge of the bimodal nature of speech perception and the importance of the phenomenon for the normal development of language, the aim of this study in to contribute for the understanding of the difficulties experienced by children with SLI (sub-group expressive N=18 and mixed , N= 25) at the level of auditory and audiovisual discrimination of speech. This study also analysed the effects of the articulation categories (manner of production, place of articulation and voicing), age and therapeutic aid in the performance of these children in what refers to the speech discrimination in the two sensorial methods. Using the "equal", or "different" paradigm, we created lists of minimum pairs of speech (N=80), which permitted to analyse the performance of the two sub-groups of children with SLI. in a task of auditory and audiovisual discrimination, compared to a control group (children with normal language development- Study 1. On the other hand, the presentation of a series of images for nomination/repetition, which correspond to words used in the task of speech discrimination permitted to identify and characterise the errors of production made in this task and relate them to the performance of children with SLI in the task of speech discrimination- Study2. ln study 1. there were significant differences in the performance of different groups namely in what refers to the method type, which was used, with a worse performance in the experimental groups than in the control group. Nevertheless, in the audiovisual method, there was a better performance in all the groups. These results suggest that the audiovisual method must make speech perception easier, that is, the possibility, to accede to the visual articulation clues, complemented with auditory information (the degree of correlation between the two methods is medium-strong), will allow a more efficient processing of speech stimulations As far as the age effect is concerned, the correlations observed in the children with SLI (sub-group expressive and mixed) are not significant, proying that there are no associations between the performance in the task and age in both methods. In what refers to effect of articulation dimensions, there are positive linear connections in the three dimensions: manner of production, place of articulation and voicing, in all the groups, in the auditory and audiovisual method. On the other hand, the effect of therapy is obvious in both sub-groups of children with SLI in both methods, and we can observe a positive association between the performance in the task of auditory and audiovisual discrimination and the errors made by children with SLI, in the task of production, which suggests a close relation between the discriminative capacities and speech production, in the phonological development. Finally, there were significant differences between groups of children with SLI, with a better performance from he sub group of children with SLI- expressive type. The troubles at the receptive language level seem to interfere more negatively in speech discrimination in children with SLI. Interpretations and potencial implications are discussed. In spite of this limitations, this study provides clues for research line to be developed in future studies in this field.
Descrição: Tese de mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003
URI: http://hdl.handle.net/10451/41483
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp019212_tm.pdf4,7 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.