Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/41483
Título: | Percepção auditiva e audiovisual da fala em crianças com perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem |
Autor: | Rega, Ana Isabel Alter, 1966- |
Orientador: | Martins, Isabel Pavão, 1956- |
Palavras-chave: | Teses de mestrado - 2003 Aquisição da linguagem Desenvolvimento da fala Percepção auditiva Crianças |
Data de Defesa: | 2003 |
Resumo: | Grande parte das formulações teóricas e investigações empíricas realizadas no âmbito da
Percepção da Fala em crianças com perturbações especificas do desenvolvimento da linguagem
(PEDL), têm vindo a alicerçar as suas hipóteses explicativas no défice de processamento rápido
ou breve de índices temporais, perante tarefas auditivas verbais. As investigações no domínio da
percepção da fala em crianças com PEDL, têm-se centrado sobretudo na modalidade auditiva.
Com base no conhecimento da natureza bimodal da percepção da fala, e a importância deste fenómeno para o desenvolvimento normal da linguagem, o presente estudo, pretende trazer
algumas contribuições para a compreensão das dificuldades observadas pelas crianças com
PEDL (subgrupo expressivo N=18 e misto N=25) ao nível da discriminação auditiva e
audiovisual da fala. Foram ainda, analisados os efeitos da dimensão articulatória (modo,
postura e voseamento), da idade e do apoio terapêutico no desempenho destas crianças ao
nível da discriminação da fala nas duas modalidades sensoriais. Recorrendo ao paradigma igual
ou diferente, foram criadas listas de pares mínimos de palavras (N=80), tendo sido possível
analisar o desempenho dos dois subgrupos de crianças com PEDL. numa tarefa de
discriminação auditiva e audiovisual, comparativamente a um grupo de controlo (crianças com
desenvolvimento normal da linguagem)- Estudo 1. Por outro lado, a apresentação de uma série
de imagens para nomeação/repetição, que correspondem às palavras utilizadas na tarefa de
discriminação da fala, permitiu identificar e caracterizar os erros de produção cometidos nesta
tarefa e relacioná-los com o desempenho das crianças com PEDL na tarefa de discriminação da
fala- Estudo 2. No estudo 1, obtiveram-se diferenças significativas no desempenho dos
diferentes grupos relativamente ao tipo de modalidade utilizada, com pior desempenho nos
grupos experimentais relativamente ao grupo de controlo, é no entanto, na modalidade
audiovisual que se verifica um melhor desempenho em todos os grupo. Os resultados sugerem
que a modalidade audiovisual facilitaria a percepção da fala, ou seja, a possibilidade de aceder
às pistas visuais articulatórias complementadas com informação auditiva (o grau de correlação
encontrado entre as duas modalidades é médio-forte) permitirá um processamento mais
eficiente dos estímulos da fala. Relativamente ao efeito da idade, as correlações observadas nas
crianças com PEDL (subgrupo expressivo e misto) não são significativas, indicando não existir
associações entre o desempenho da tarefa em ambas as modalidades e a idade. No que diz
respeito ao efeito das dimensões articulatórias, verificam-se correlações lineares positivas para
as três dimensões: modo, postura e voseamento, em todos os grupos, na modalidade
audiovisual e auditiva. Por último, o efeito da terapia é evidente nos dois subgrupos de crianças
com PEDL nas duas modalidades, observando-se um melhor desempenho das crianças com
apoio terapêutico comparativamente às crianças sem apoio terapêutico. No estudo 2 (tarefa de
produção da fala), observa-se uma associação positiva entre o desempenho na tarefa de
discriminação auditiva e audiovisual e os erros cometidos pelas crianças com PEDL, na tarefa de
produção, sugerindo uma relação estreita entre as capacidades discriminativas e de produção da
fala, no desenvolvimento fonológico. Finalmente, verificaram-se diferenças significativas
intergrupo experimental, com um melhor desempenho do subgrupo de crianças com PEDL tipo
expressivo, relativamente ao subgrupo de crianças PEDL tipo misto. Os defeitos ao nível
receptivo da linguagem parecem interferir de forma mais negativa no domínio da discriminação
da fala. Interpretações e possíveis implicações são discutidas. Apesar das suas limitações, este
estudo lança pistas para uma linha de investigação a desenvolver em futuros estudos neste
âmbito. A great part of the theoretical formulations and empirical research achieved in the field of speech perception in children with specific language impairment (SLI) have been founded its explanatory hypothesis on the deficit In fast or brief processing of temporal values. Investigation in the area of speech perception in children with SLI has tended to focus especially on the auditory method. Base upon the Knowledge of the bimodal nature of speech perception and the importance of the phenomenon for the normal development of language, the aim of this study in to contribute for the understanding of the difficulties experienced by children with SLI (sub-group expressive N=18 and mixed , N= 25) at the level of auditory and audiovisual discrimination of speech. This study also analysed the effects of the articulation categories (manner of production, place of articulation and voicing), age and therapeutic aid in the performance of these children in what refers to the speech discrimination in the two sensorial methods. Using the "equal", or "different" paradigm, we created lists of minimum pairs of speech (N=80), which permitted to analyse the performance of the two sub-groups of children with SLI. in a task of auditory and audiovisual discrimination, compared to a control group (children with normal language development- Study 1. On the other hand, the presentation of a series of images for nomination/repetition, which correspond to words used in the task of speech discrimination permitted to identify and characterise the errors of production made in this task and relate them to the performance of children with SLI in the task of speech discrimination- Study2. ln study 1. there were significant differences in the performance of different groups namely in what refers to the method type, which was used, with a worse performance in the experimental groups than in the control group. Nevertheless, in the audiovisual method, there was a better performance in all the groups. These results suggest that the audiovisual method must make speech perception easier, that is, the possibility, to accede to the visual articulation clues, complemented with auditory information (the degree of correlation between the two methods is medium-strong), will allow a more efficient processing of speech stimulations As far as the age effect is concerned, the correlations observed in the children with SLI (sub-group expressive and mixed) are not significant, proying that there are no associations between the performance in the task and age in both methods. In what refers to effect of articulation dimensions, there are positive linear connections in the three dimensions: manner of production, place of articulation and voicing, in all the groups, in the auditory and audiovisual method. On the other hand, the effect of therapy is obvious in both sub-groups of children with SLI in both methods, and we can observe a positive association between the performance in the task of auditory and audiovisual discrimination and the errors made by children with SLI, in the task of production, which suggests a close relation between the discriminative capacities and speech production, in the phonological development. Finally, there were significant differences between groups of children with SLI, with a better performance from he sub group of children with SLI- expressive type. The troubles at the receptive language level seem to interfere more negatively in speech discrimination in children with SLI. Interpretations and potencial implications are discussed. In spite of this limitations, this study provides clues for research line to be developed in future studies in this field. |
Descrição: | Tese de mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/41483 |
Designação: | Mestrado em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FPCE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfp019212_tm.pdf | 4,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.