Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/41476
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage30pt_PT
degois.publication.lastPage44pt_PT
degois.publication.titleCalidoscópiopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2017.151.03/5992pt_PT
dc.contributor.authorBaptista, Adriana-
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda-
dc.contributor.authorSantos, Sandra-
dc.contributor.authorChoupina, Celda-
dc.contributor.authorBrandão, Sara-
dc.contributor.authorCadime, Irene-
dc.contributor.authorSilva, Carla-
dc.contributor.authorSilva, Helena-
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina-
dc.date.accessioned2020-01-30T14:35:57Z-
dc.date.available2020-01-30T14:35:57Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.issn2177-6202-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/41476-
dc.description.abstractAs dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.pt_PT
dc.description.abstractReading disabilities are one of the main causes of signalization of students for educational support, given that these have implications in their educational trajectory, in their entrance in the job market and in their civic and social participation. The research performed in the last decades has identified key variables that maximize the efficacy of the intervention: teaching competences (phonological awareness, word reading and comprehension) explicitly, early, systematically, individually and intensively. The heterogeneity of the group of students with reading disabilities requires an assessment that allows the identification of the diverse profiles and the designing of adequate intervention programs. In turn, the assessment and intervention require specific materials and competences. The aims of this paper are: (a) to describe the educational platform “I’m still learning” illustrating how information and communication technologies can be used in the diagnostic and intervention in reading disabilities; (b) to analyse, through a case study, the perceptions about the activities presented in the platform AEA, and their impact on the patterns of motivation for learning to read.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUnisinospt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDificuldades na aprendizagem da leiturapt_PT
dc.subjectAvaliação e intervençãopt_PT
dc.subjectPlataforma educativa onlinept_PT
dc.subjectReading disabilitiespt_PT
dc.subjectAssessment and interventionpt_PT
dc.subjectOnline learning platformpt_PT
dc.titleA utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeThe platform “I’m still learning” in the assessment and intervention in reading disabilities: a case studypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.volumeVol.15, n.1pt_PT
dc.identifier.doi10.4013/cld.2017.151.03pt_PT
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ART_AdrianaBaptista_2017_1.pdf877,14 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.