Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/39555
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Serrão, Vitor Manuel Guimarães Veríssimo | - |
dc.contributor.advisor | Vicente, Filipa Lowndes | - |
dc.contributor.author | Viegas, Paula Cristina de Pinho Coelho Cintra | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T15:27:04Z | - |
dc.date.available | 2019-09-18T15:27:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-09-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/39555 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como premissa explorar o papel das fotógrafas em Portugal de Oitocentos, através de uma abordagem interdisciplinar, que envolve as diferentes, mas articuláveis, áreas da História da Fotografia Portuguesa, da História da Arte, e uma perspectiva de Estudos de Género; com vista em elaborar um estudo do que seria a prática fotográfica, do ponto de vista feminino, no século XIX, em Portugal. Desde o advento da fotografia em 1839, várias mulheres em todo o mundo dedicaram-se à fotografia de forma continuada, seja de forma artística, como passatempo, ou mesmo como meio de subsistência. Embora não haja nada de invulgar em afirmar a existência destas mulheres em Portugal, a historiografia apropriada para as incluir permanece ausente, e elas parecem ter sido descartadas para um notório esquecimento. Como estudo de caso principal foi escolhida, a fotógrafa profissional, Maria Eugenia Campos, quase inédita a nível de publicações, uma vez que a investigação em curso consiste, sobretudo, na análise visual e formal das suas provas fotográficas em papel, constituída principalmente por cartes de visite (e alguns cabinets), da década de 1880. As cartes de visite eram simultaneamente uma lembrança da pessoa retratada, para ser distribuída a familiares e amigos, e o cartão de visita do fotógrafo, e hoje demonstram ser uma fonte crucial de informação sobre a época. Maria Eugenia Reya Campos auto-denominava-se de primeira fotógrafa portuguesa na década de 1870, ainda que fosse oriunda de Valência de Alcântara em Espanha, filha de pai português e mãe espanhola. Esta pioneira abriu estúdios profissionais de fotografia no Alentejo, nomeadamente ateliers provisórios em Beja, Elvas e Évora (e provavelmente em Portalegre, onde residiu). Foi em Lisboa que se estabeleceu num estúdio de forma permanente entre 1882 e 1917. Nesta dissertação foram consideradas todas as mulheres fotógrafas identificadas no período entre 1844 e 1918, de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, amadoras ou profissionais, quer pela sua relevância cultural e artística, quer pelos seus atributos profissionais. O principal objectivo deste estudo é atenuar a ausência bibliográfica existente sobre o assunto, numa época em que existe uma crescente sensibilização para a temática das mulheres artistas e do seu papel na sociedade. | pt_PT |
dc.description.abstract | This dissertation aims to explore the role of women photographers in Portugal, in the 1800’s, through an interdisciplinary approach, involving the different yet articulatory fields of History of Portuguese Photography, of Art History, and a Gender Studies perspective; with the purpose of elaborating a study of what was, from a feminine perspective, the photographic practice in Portugal, in the 19th century. Since the advent of photography in 1839, several women worldwide have dedicated themselves to lifelong careers in photography, as an artistic pastime or even a livelihood. Although there is nothing uncommon in asserting the existence of these women in Portugal, the appropriate historiography to include them remains absent, as they seem to have been discarded to an undeserved oblivion. Professional photographer Maria Eugenia Campos was chosen as a primary case study, as the ongoing investigation mainly consists on the visual and formal analysis of her paper photographic prints, mostly cartes de visite (and a few cabinets) from the 1880’s. Simultaneously a token to be given as a memento of the person portrayed and the business card of the photographer, cartes de visite prove nowadays to be a crucial source of information regarding that era. Maria Eugenia Reya Campos gave herself the nomination of the first Portuguese woman photographer in the 1870’s, even though she was originally from Valencia de Alcántara in Spain, the daughter of a Portuguese father and a Spanish mother. This pioneer set professional photography studios in Alentejo, namely temporary ones in Beja, Elvas and Évora (and likely in Portalegre where she resided). It was in Lisbon that she established herself in a permanent studio between 1882 and 1917. All women photographers found during the period between 1844 and 1918 were considered in this dissertation, of Portuguese or foreign origin, amateurs or professionals, based on their cultural and artistic relevance or their professional attributes. The main objective of this study is to compensate for the absence in existing bibliography regarding the subject, in a time where there is an increasing awareness for the thematic of women artists and their role in society. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Campos, Maria Eugénia Reya, 1842?-1917 | pt_PT |
dc.subject | Fotógrafas - Portugal - 1844-1918 | pt_PT |
dc.subject | Fotografia - Portugal - História | pt_PT |
dc.subject | Teses de mestrado - 2019 | pt_PT |
dc.title | Mulheres fotógrafas em Portugal (1844-1918) : Maria E. R. Campos - 1ª photogrpha portugueza | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202229521 | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FL - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfl267406_tm.pdf | 13,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.