Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/39261
Título: Arte da Sombra: a rocha 7 da Faia (Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Portugal), um exemplo de arte paleolítica sob abrigo no Vale do Côa.
Outros títulos: The Art of the Shade: Faia's Panel 7, an example of the Côa Valley Upper Palaeolithic Sheltered Rock Art (Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Portugal).
Autor: Santos, André Tomás
Luís, Luís
Aubry, Thierry
Palavras-chave: Arte paleolítica
Vale do Côa
Faia
Arte ao ar livre
Arte sob abrigo
Palaeolithic art
Côa Valley
Open-air rock art
Rock art under shelter
Data: 2019
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Citação: Santos, A. T., Luís, L., & Aubry, T. (2019). Arte da Sombra: a rocha 7 da Faia (Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Portugal), um exemplo de arte paleolítica sob abrigo no Vale do Côa. [The Art of the Shade: Faia's Panel 7, an example of the Côa Valley Upper Palaeolithic Sheltered Rock Art (Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Portugal).]. Conimbriga, LVIII 5-45. doi: 10.14195/1647-8657_58_1
Resumo: Este texto debruça-se sobre a rocha 7 da Faia, um dos sítios que compõem o conjunto de arte paleolítica do Vale do Côa. Trata-se do segundo espaço parietal deste sítio criado durante o Paleolítico Superior, muito provavelmente durante o intervalo temporal compreendido entre o Gravettense e o Solutrense médio. Contrariamente à maior parte dos espaços parietais do Côa, este não se encontra ao ar livre, mas sob abrigo, em zona de penumbra. A composição que nele se encontra é constituída apenas por uma cerva e uma possível unidade gráfica não figurativa, ambas conseguidas por picotagem. Na primeira parte do texto serão descritos a metodologia de estudo, o sítio e a rocha em si. Ao longo dos capítulos 4 a 6 será discutida a importância da rocha nos contextos do sítio, do Vale do Côa e da arte paleolítica da Península Ibérica.
The focus of this text is rock 7 of Faia, one of the sites of the Côa Valley with Palaeolithic rock art. Rock 7 is the second parietal space of the site that was created during the Upper Palaeolithic, most probably between the Gravettian and the middle Solutrean. It is the only panel of the Côa valley that was not engraved on the open-air, but under shelter, in a shaded zone. Only a hind and a possible non-figurative graphic unit were engraved, both obtained by pecking. In the first part of this text we describe the methodology of our study, the site and the rock itself. In chapters 4 to 6 we will discuss the importance of this particular parietal space in the context of the site, of the Côa Valley Palaeolithic rock art complex and the of the Iberian Palaeolithic rock art.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/39261
DOI: 10.14195/1647-8657_58_1
ISSN: 0084-9189
1647-8657
Aparece nas colecções:UNIARQ - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
d72a52_f8d3bca888024eda94d77c827db53f3f.pdf8,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.