Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/37640
Título: Coming out of the shadows : o homem e a cidade do Noir ao Neo-Noir
Autor: Costa, Inês Amorim
Orientador: Duarte, José
Cid, Teresa
Palavras-chave: Filme noir - História e crítica
Personagens de cinema
Problemas sociais - No cinema
Cidades - No cinema
Vida urbana - No cinema
Teses de mestrado - 2019
Data de Defesa: 24-Jan-2019
Resumo: Este estudo tem como principal objectivo trabalhar a figura masculina e a cidade no film noir e a sua evolução até obras de neo-noir da actualidade. Tendo como base os clássicos do género para uma caracterização primária do film noir, segue-se tentar compreender como essas características permanecem em filmes neo-noir contemporâneos, servindo Drive (2011) de Nicolas Winding Refn e Nightcrawler (2014) de Dan Gilroy como estudo de caso. O film noir é um género maioritariamente associado a Hollywood, marcado por uma série de características formais, como o tratamento da luz, mas também por aspectos temáticos, como a ambivalência moral e a cidade marcada pelo crime e pela violência, onde nasce o atípico protagonista anti-herói. Embora o surgimento do noir resulte de um momento marcado pela tensão do pós-II Guerra Mundial, este trabalho pretende analisar o modo como as temáticas exploradas pelo género são abordadas e actualizadas no neo-noir, comprovando o seu carácter intemporal e a importância do género. Esta análise passará pela leitura do percurso do protagonista e da relação que este estabelece com a cidade, bem como pela das suas motivações que o deslocam da linha comportamental habitual. Este estudo pretende, ainda, analisar a relação entre o noir e o neo-noir, evidenciando temáticas que se mantêm constantes, como a corrupção moral, a traição ou a alienação.
The main goal of this study is to analyze the male figure and the city in film noir and their evolution up to the neo-noir films of the present time. Using the classics of the genre for a primary characterization of the film noir, the study attempts to understand how these characteristics remain in contemporary neo-noir films, using Drive (2011) by Nicolas Winding Refn and Nightcrawler (2014) by Dan Gilroy as case studies. Film noir is a genre mostly associated with Hollywood, shaped by a series of formal characteristics, such as lighting techniques, but also by thematic aspects, such as moral ambivalence and a city shaped by crime and violence, where the atypical antihero protagonist is born. Although the development of noir results from a moment marked by the strains of the post-World War II, this work aims to analyze the way in which the themes explored by the genre are approached and updated in the neo-noir, proving its timeless nature and the importance of the genre. This analysis will be based on the reading of the protagonist's journey and the relationship he establishes with the city, and on the motivations that separate him from a usual kind of behavior. This study aims to analyze the relationship between noir and neo-noir, highlighting themes that remain constant, such as moral corruption, betrayal or alienation.
URI: http://hdl.handle.net/10451/37640
Designação: Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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