Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/36660
Título: Saudades da Rua da Saudade. O teatro romano e a sua envolvente nas memórias da cidade : um projeto museológico e de investigação de ligação à comunidade através da música, da história e da memória, desenvolvido pelo Museu de Lisboa - Teatro Romano
Autor: Fernandes, Lídia
Grilo, Carolina
Data: 2018
Editora: Centro de Arqueologia de Almada
Citação: Fernandes, L., & Grilo, C. (2018). Saudades da Rua da Saudade. O teatro romano e a sua envolvente nas memórias da cidade. Um projeto museológico e de investigação de ligação à comunidade através da música, da história e da memória, desenvolvido pelo Museu de Lisboa - Teatro Romano. Al-madan on-line, 22(1) 174-176.
Resumo: facto de um monumento romano do século I d.C. permanecer no coração de uma capital é notável. Se pensarmos que sobreviveu ao casario compacto que sobre ele se erigiu, aos muitos terramotos que assolaram a cidade e à pilhagem de quase todas as suas pedras que permitiram reerguer a cidade após o terramoto de 1755, é verdadeiramente admirável que ele subsista, reconhecível, sob o chão que pisamos. As vicissitudes da descoberta do monumento revelam contornos não menos interessantes. O esforço de alguns, o azar de algumas situações e as coincidências felizes, em outros casos, uniram-se para forjar uma história plena de episódios insuspeitos, recheados por pessoas que viveram no local e cujo destino se enredou com a história do antigo teatro romano, construído nos inícios do século I d.C.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/36660
ISSN: 2182-7265
Versão do Editor: https://issuu.com/almadan/docs/al-madanonline22_1
Aparece nas colecções:UNIARQ - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Saudades_Al-MadanOnline22_1.pdf3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.