Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/33830
Título: | As implicações didáticas para o ensino secundário que derivam das competências metafonológicas em alunos do ensino superior |
Autor: | Castelo, Adelina Freitas, Maria João |
Palavras-chave: | Consciência fonológica Conhecimento fonológico explícito Língua portuguesa - Estudo e ensino Segmentos Processos fonológicos |
Data: | 2014 |
Editora: | Associação Portuguesa de Linguística |
Citação: | Castelo, Adelina & Maria João Freitas (2014) “As implicações didáticas para o ensino secundário que derivam das competências metafonológicas em alunos do ensino superior”. In Fátima Silva, Isabel Falé & Isabel Pereira (eds.) Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística: 185-197. |
Resumo: | We identify ten didactic implications to be considered when building activities to promote metaphonological competence in students of basic and secondary education. This identification is based on the results obtained by 36 college students, native speakers of EP, in tasks of metaphonological competence: five tasks on segmental awareness; one on awareness of phonological processes; one on explicit knowledge about phonological processes. Responses to those tasks were analysed in order to provide guidelines for planning educational intervention. The relatively low scores obtained suggest the need to clearly distinguish oral and written systems, promote analysis of linguistic data and teach phonological metalanguage. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/33830 |
Aparece nas colecções: | FL - CLUL - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Castelo & Freitas (2014)_APL.pdf | 153,67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.