Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33830
Título: As implicações didáticas para o ensino secundário que derivam das competências metafonológicas em alunos do ensino superior
Autor: Castelo, Adelina
Freitas, Maria João
Palavras-chave: Consciência fonológica
Conhecimento fonológico explícito
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Segmentos
Processos fonológicos
Data: 2014
Editora: Associação Portuguesa de Linguística
Citação: Castelo, Adelina & Maria João Freitas (2014) “As implicações didáticas para o ensino secundário que derivam das competências metafonológicas em alunos do ensino superior”. In Fátima Silva, Isabel Falé & Isabel Pereira (eds.) Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística: 185-197.
Resumo: We identify ten didactic implications to be considered when building activities to promote metaphonological competence in students of basic and secondary education. This identification is based on the results obtained by 36 college students, native speakers of EP, in tasks of metaphonological competence: five tasks on segmental awareness; one on awareness of phonological processes; one on explicit knowledge about phonological processes. Responses to those tasks were analysed in order to provide guidelines for planning educational intervention. The relatively low scores obtained suggest the need to clearly distinguish oral and written systems, promote analysis of linguistic data and teach phonological metalanguage.
URI: http://hdl.handle.net/10451/33830
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Castelo & Freitas (2014)_APL.pdf153,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.