Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33812
Título: Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico
Autor: Santos, Rita
Freitas, Maria João
Veloso, João
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Desenvolvimento fonológico
Desenvolvimento ortográfico
Complexidade silábica
Português europeu
Data: 2014
Citação: Santos, Rita, Maria João Freitas & João Veloso (2014): "Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico". In Diacrítica 28 (1): 407-436.
Resumo: O presente artigo centra-se na exploração de possíveis correlações entre dois dos vários tipos de conhecimento linguístico recrutados em contexto educativo: o conhecimento fonológico implícito e o conhecimento ortográfico. Desta forma, este trabalho foca-se nas produções orais e escritas de dois tipos de sequências consonânticas em português europeu: os Ataques ramificados (sequências de obstruinte+líquida) e os grupos consonânticos tidos na literatura como grupos problemáticos (sequências de oclusiva+oclusiva, oclusiva+nasal, oclusiva+fricativa nasal+nasal, fricativa+oclusiva), produzidos por crianças monolingues a frequentar os 1º e 4º anos de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10451/33812
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais

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