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http://hdl.handle.net/10451/33812
Título: | Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico |
Autor: | Santos, Rita Freitas, Maria João Veloso, João |
Palavras-chave: | Aquisição da linguagem Desenvolvimento fonológico Desenvolvimento ortográfico Complexidade silábica Português europeu |
Data: | 2014 |
Citação: | Santos, Rita, Maria João Freitas & João Veloso (2014): "Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico". In Diacrítica 28 (1): 407-436. |
Resumo: | O presente artigo centra-se na exploração de possíveis correlações entre dois dos vários tipos de conhecimento linguístico recrutados em contexto educativo: o conhecimento fonológico implícito e o conhecimento ortográfico. Desta forma, este trabalho foca-se nas produções orais e escritas de dois tipos de sequências consonânticas em português europeu: os Ataques ramificados (sequências de obstruinte+líquida) e os grupos consonânticos tidos na literatura como grupos problemáticos (sequências de oclusiva+oclusiva, oclusiva+nasal, oclusiva+fricativa nasal+nasal, fricativa+oclusiva), produzidos por crianças monolingues a frequentar os 1º e 4º anos de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/33812 |
Aparece nas colecções: | FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais |
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