Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33674
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.locationRio de Janeiropt_PT
degois.publication.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - Problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Portugal: Desafios à pesquisapt_PT
dc.contributor.authorAmado, João-
dc.contributor.authorFreire, Isabel-
dc.contributor.authorMatos, Armanda-
dc.contributor.authorVieira, Cristina-
dc.contributor.authorPessoa, Teresa-
dc.date.accessioned2018-05-28T10:09:07Z-
dc.date.available2018-05-28T10:09:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationAmado, J., Freire, I., Matos, A., Vieira, C., & Pessoa, T. (2013). O cyberbullying e a escola: Uma análise da situação em Portugal. In III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - Problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Portugal: Desafios à pesquisa. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/33674-
dc.descriptionColóquio realizado nos dias 25, 26 e 27 de Julho de 2012, na Universidade Federal do Rio de Janeiropt_PT
dc.description.abstractA par de um crescente aumento da utilização, condigna e proveitosa, das novas tecnologias da comunicação e da informação nos contextos de ensino e aprendizagem, muitos testemunhos, ampliados pela imprensa escrita e falada, têm vindo a dar notícia de situações muito graves relacionadas com o uso indevido destas tecnologias, por parte de crianças e jovens, com o fim de perseguir e molestar sistematicamente colegas de escola e outros. Trata-se, neste caso, de uma forma indireta de bullying (reforçando ações anteriores desse género, ou sem que haja antecedentes) e que se tem vindo a designar por cyberbullying (Belsey, 2005; Smith et al., 2008). Nesta comunicação, para além de uma breve caraterização do fenómeno do cyberbullying e de uma sucinta revisão acerca da investigação do mesmo em Portugal, traçaremos as linhas gerais do nosso projeto e daremos conta, de forma mais pormenorizada, dos resultados obtidos a partir de um estudo piloto, junto de estudantes dos ensinos básico e secundário, integrante da primeira fase do referido projeto.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FCPE-CED%2F108563%2F2008/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectCyberbullyingpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.titleO Cyberbullying e a Escola: uma análise da situação em Portugalpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Cyberbullying e a Escola uma análise da situação em Portugal.pdf511,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.