Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/33674
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.location | Rio de Janeiro | pt_PT |
degois.publication.title | III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - Problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Portugal: Desafios à pesquisa | pt_PT |
dc.contributor.author | Amado, João | - |
dc.contributor.author | Freire, Isabel | - |
dc.contributor.author | Matos, Armanda | - |
dc.contributor.author | Vieira, Cristina | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Teresa | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-28T10:09:07Z | - |
dc.date.available | 2018-05-28T10:09:07Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Amado, J., Freire, I., Matos, A., Vieira, C., & Pessoa, T. (2013). O cyberbullying e a escola: Uma análise da situação em Portugal. In III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - Problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Portugal: Desafios à pesquisa. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/33674 | - |
dc.description | Colóquio realizado nos dias 25, 26 e 27 de Julho de 2012, na Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_PT |
dc.description.abstract | A par de um crescente aumento da utilização, condigna e proveitosa, das novas tecnologias da comunicação e da informação nos contextos de ensino e aprendizagem, muitos testemunhos, ampliados pela imprensa escrita e falada, têm vindo a dar notícia de situações muito graves relacionadas com o uso indevido destas tecnologias, por parte de crianças e jovens, com o fim de perseguir e molestar sistematicamente colegas de escola e outros. Trata-se, neste caso, de uma forma indireta de bullying (reforçando ações anteriores desse género, ou sem que haja antecedentes) e que se tem vindo a designar por cyberbullying (Belsey, 2005; Smith et al., 2008). Nesta comunicação, para além de uma breve caraterização do fenómeno do cyberbullying e de uma sucinta revisão acerca da investigação do mesmo em Portugal, traçaremos as linhas gerais do nosso projeto e daremos conta, de forma mais pormenorizada, dos resultados obtidos a partir de um estudo piloto, junto de estudantes dos ensinos básico e secundário, integrante da primeira fase do referido projeto. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FCPE-CED%2F108563%2F2008/PT | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Bullying | pt_PT |
dc.subject | Cyberbullying | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.subject | Internet | pt_PT |
dc.title | O Cyberbullying e a Escola: uma análise da situação em Portugal | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Cyberbullying e a Escola uma análise da situação em Portugal.pdf | 511,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.