Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/33301
Título: | Trabalho docente, emoções, contextos e formação |
Autor: | Freire, Isabel Bahia, Sara Estrela, Maria Teresa Amaral, Anabela |
Palavras-chave: | Literacia emocional Contextos de trabalho docente Formação de professores |
Data: | 2014 |
Editora: | Mundos Sociais |
Citação: | Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T., & Amaral, A. (2014). Trabalho docente, emoções, contextos e formação. In A. Caetano, S. A. Silva, S. M. Tavares, & S. C. Santos (Orgs.), Formação e desenvolvimento organizacional: Abordagens e casos práticos em Portugal (pp. 37-47). Lisboa: Mundos Sociais. |
Resumo: | O ensino é uma actividade essencialmente relacional que favorece estados emocionais, que se reflectem nas dinâmicas dos diferentes grupos em que os professores participam. Neste capítulo, apresentam-se alguns resultados de dois estudos qualitativos realizados com 17 professores de diferentes níveis de ensino. Os resultados enfatizam a relação das emoções com os contextos de ensino, salientando o desgaste emocional que, segundo os professores, mais do que à sala de aula, se liga à organização escolar e ao sistema de ensino. Aponta-se a necessidade de a formação dos professores se ligar com o desenvolvimento das escolas, visando o aumento da resiliência e auto-conhecimento, para fazer face às pressões emocionais e vulnerabilidades que os afetam. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/33301 |
ISBN: | 978-989-8536-38-9 |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho_docente_Freire_Bahia_Estrela_Amaral[1].pdf | 444,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.