Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33301
Título: Trabalho docente, emoções, contextos e formação
Autor: Freire, Isabel
Bahia, Sara
Estrela, Maria Teresa
Amaral, Anabela
Palavras-chave: Literacia emocional
Contextos de trabalho docente
Formação de professores
Data: 2014
Editora: Mundos Sociais
Citação: Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T., & Amaral, A. (2014). Trabalho docente, emoções, contextos e formação. In A. Caetano, S. A. Silva, S. M. Tavares, & S. C. Santos (Orgs.), Formação e desenvolvimento organizacional: Abordagens e casos práticos em Portugal (pp. 37-47). Lisboa: Mundos Sociais.
Resumo: O ensino é uma actividade essencialmente relacional que favorece estados emocionais, que se reflectem nas dinâmicas dos diferentes grupos em que os professores participam. Neste capítulo, apresentam-se alguns resultados de dois estudos qualitativos realizados com 17 professores de diferentes níveis de ensino. Os resultados enfatizam a relação das emoções com os contextos de ensino, salientando o desgaste emocional que, segundo os professores, mais do que à sala de aula, se liga à organização escolar e ao sistema de ensino. Aponta-se a necessidade de a formação dos professores se ligar com o desenvolvimento das escolas, visando o aumento da resiliência e auto-conhecimento, para fazer face às pressões emocionais e vulnerabilidades que os afetam.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/33301
ISBN: 978-989-8536-38-9
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_docente_Freire_Bahia_Estrela_Amaral[1].pdf444,31 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.