Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/33023
Título: | A dimensão emocional da docência: Contributo para a formação de professores |
Autor: | Freire, Isabel Bahia, Sara Estrela, Maria Teresa Amaral, Anabela |
Palavras-chave: | Emoções Literacia emocional Relação pedagógica Formação de professores |
Data: | 2012 |
Editora: | Imprensa da Universidade de Coimbra |
Citação: | Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T., & Amaral, A. (2012). A dimensão emocional da docência: Contributo para a formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46(2), 151-172. |
Resumo: | Partindo de quadros teóricos que são explicitados no texto, este artigo apresenta o conjunto do projeto de investigação “A Dimensão Emocional da Docência e Formação de Professores”. Este projeto pretendeu captar as dimensões pedagógicas dos sentimentos e emoções de dois grupos de professores. Inferidas algumas necessidades e aspirações de formação, concebeu‑se um esquema de investigação‑formação que visou o desenvolvimento da literacia emocional dos professores. Ao longo do processo verificaram‑se mudanças na capacidade de discriminação emocional, nas crenças e nos níveis de reflexividade dos professores participantes. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/33023 |
ISSN: | 0870-418X |
Versão do Editor: | https://www.uc.pt/fpce/rppedagogia |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Freire et al_A dimensão emocional da docência_publicado.pdf | 118,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.