Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33023
Título: A dimensão emocional da docência: Contributo para a formação de professores
Autor: Freire, Isabel
Bahia, Sara
Estrela, Maria Teresa
Amaral, Anabela
Palavras-chave: Emoções
Literacia emocional
Relação pedagógica
Formação de professores
Data: 2012
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Citação: Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T., & Amaral, A. (2012). A dimensão emocional da docência: Contributo para a formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46(2), 151-172.
Resumo: Partindo de quadros teóricos que são explicitados no texto, este artigo apresenta o conjunto do projeto de investigação “A Dimensão Emocional da Docência e Formação de Professores”. Este projeto pretendeu captar as dimensões pedagógicas dos sentimentos e emoções de dois grupos de professores. Inferidas algumas necessidades e aspirações de formação, concebeu‑se um esquema de investigação‑formação que visou o desenvolvimento da literacia emocional dos professores. Ao longo do processo verificaram‑se mudanças na capacidade de discriminação emocional, nas crenças e nos níveis de reflexividade dos professores participantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/33023
ISSN: 0870-418X
Versão do Editor: https://www.uc.pt/fpce/rppedagogia
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Freire et al_A dimensão emocional da docência_publicado.pdf118,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.