Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/33014
Título: | Compreensão na leitura num manual de estudo do meio |
Autor: | Costa, Teresa Sousa, Otília Costa e Cardoso, Adriana |
Palavras-chave: | Didática da Língua Portuguesa Texto expositivo Compreensão na leitura Manual escolar Acesso ao conhecimento |
Data: | 2015 |
Editora: | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
Citação: | Costa, T., Sousa, O. & Cardoso, A. (2015). Compreensão na leitura num manual de Estudo do Meio. Da Investigação às Práticas, 5(I), 98–117. |
Resumo: | A aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências.Neste estudo, analisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/33014 |
ISSN: | 2182-1372 |
Versão do Editor: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/15/html |
Aparece nas colecções: | FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
15-24-1-SM.pdf | 361,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.