Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33014
Título: Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
Autor: Costa, Teresa
Sousa, Otília Costa e
Cardoso, Adriana
Palavras-chave: Didática da Língua Portuguesa
Texto expositivo
Compreensão na leitura
Manual escolar
Acesso ao conhecimento
Data: 2015
Editora: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Citação: Costa, T., Sousa, O. & Cardoso, A. (2015). Compreensão na leitura num manual de Estudo do Meio. Da Investigação às Práticas, 5(I), 98–117.
Resumo: A aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências.Neste estudo, analisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10451/33014
ISSN: 2182-1372
Versão do Editor: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/15/html
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15-24-1-SM.pdf361,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.