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http://hdl.handle.net/10451/32929
Título: | Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções |
Autor: | Caetano, Ana |
Palavras-chave: | Pensamento dos professores Ética Emoções Intuição |
Data: | 2011 |
Editora: | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra |
Citação: | Caetano, A. P. (2011). Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções. Revista Portuguesa de Pedagogia, extra-série, 125-133. |
Resumo: | Neste texto é feita uma análise de dados sobre o pensamento ético-deon-tológico de professores, recolhidos num estudo extensivo realizado com entrevistas junto de 40 professores de todos os níveis de ensino e com 1112 questionários aplicados a educadores de infância e professores de todos os ciclos de ensino não superior. Para aprofundar a questão acerca do papel da intuição no pensamento ético, são realçados e discutidos os dados relativos às perspectivas dos professores que enfatizam as componentes intuitivas e emocionais da ética profissional. Os dados dos questionários apontam para diferenças significativas entre professores, no sentido de serem os professores dos mais novos (educadores e professores de 1ºciclo do ensino básico), do género feminino e mais jovens na profissão que apresentam maiores índices relativos a uma perspectiva intuicionista, por comparação com os restantes. Estes dados são cruzados com os dados das entrevistas com vista a uma compreensão interpretativa. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/32929 |
ISSN: | 0870-418X |
Versão do Editor: | http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1310/758 |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Artigos em Revistas Nacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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