Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/32835
Título: O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didáctica do PL2 em Cabo Verde
Autor: Pinto, Jorge
Palavras-chave: Ensino de línguas baseado em tarefas
Foco na forma
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Cabo-Verde
Data: 2011
Editora: Universidade do Porto, Faculdade de Letras
Citação: Pinto, J. (2011). O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didáctica do PL2 em Cabo Verde. Linguarum Arena, 2, 27-41.
Resumo: O objectivo principal deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) e a abordagem foco na forma, pela importância que têm actualmente na aprendizagem de uma L2 e ainda por se considerar que poderá possibilitar uma aprendizagem mais eficiente e eficaz da Língua Portuguesa em Cabo Verde. O ELBT procura desenvolver a interlíngua dos alunos através da execução de uma tarefa, durante a qual necessitam de utilizar a língua para a resolver. Com o recurso à abordagem foco na forma, procura-se chamar a atenção dos alunos para as formas linguísticas, que surgem espontaneamente em actividades cujo foco fundamental é o significado, o caso do ELBT. Com base nestes princípios teóricos, apresenta-se o resultado parcial de um estudo com três professores cabo-verdianos, que adoptaram durante um mês o ELBT, incluindo, para o ensino da gramática, uma abordagem foco na forma, como alternativa ao ensino mais tradicional que predomina nas aulas de língua.
URI: http://hdl.handle.net/10451/32835
ISSN: 1647-8770
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
[1].pdf381,68 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.