Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/30471
Título: Fragmentos da mesa nobre e de uma cidade em transformação: porcelana chinesa em contexto de terramoto da Praça do Comércio (Lisboa, Portugal)
Autor: Ferreira, Sara
Neves, César
Martins, Andrea
Teixeira, André
Palavras-chave: Arqueologia urbana
Século XVIII
Lisboa
Terramoto
Porcelana
China
Urban archaeology
18th century
Lisbon
Earthquake
Porcelain
China
Data: 2017
Editora: CAL/DPC/DMC/CML
Citação: Ferreira, S., Neves, C., Martins, A., & Teixeira, A. (2017). Fragmentos da mesa nobre e de uma cidade em transformação: porcelana chinesa em contexto de terramoto da Praça do Comércio (Lisboa, Portugal). In A. Caessa, C. Nozes, I. Cameira, & R. B. d. Silva (Eds.), I Encontro de Arqueologia de Lisboa – Uma cidade em escavação (pp. 459-477). Lisboa: CAL/DPC/DMC/CML.
Resumo: No âmbito da Empreitada de Construção do Sistema de Intercepção e Câmara de Válvulas de Maré do Terreiro do Paço, obra a cargo da SIMTEJO, foram identificados diversos vestígios arqueológicos que nos permitem conhecer melhor o local que foi, desde o século XVI, o centro político e social de Portugal. Durante a escavação observaram-se níveis de aterro depositados para a construção da Praça do Comércio logo após o evento sísmico de 1755, sobrepostos a níveis de ocupação relacionados com o antigo Terreiro do Paço, com especial destaque para um depósito composto exclusivamente por fragmentos de porcelana chinesa. Apesar de ter sido uma recolha parcial, pois o nível ainda se conserva em zonas não afetadas pela obra, registou-se e recolheu-se um conjunto de porcelana chinesa bastante numeroso, espelho da dinâmica comercial e do consumo das elites portuguesas da primeira metade do século XVIII.
In 2009, the archaeological surveys developed in the Praça do Comércio (Lisbon) (SIMTEJO) uncovered a number of different archaeological realities that allow us to better understand this urban space evolution. One of the most significant archaeological remains identified was a post-earthquake (1755) landfill, exclusively filled with Chinese porcelain of the first half of the eighteenth century. Although only a part of the findings was recovered, there is still a large number of Chinese porcelain sherds to be studied, reflecting the Portuguese trade dynamics and the elite’s consumption during the first half of the eighteenth century.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/30471
ISBN: 978-972-8543-46-4
Aparece nas colecções:UNIARQ - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_-_Fragmentos_da_mesa_nobre_e_de_um.pdf44,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.